body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rússia diz que Ucrânia prepara ataques contra Moscou no Dia da Vitória

Autoridades mundiais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estarão presentes nas comemorações do Dia da Vitória, em Moscou

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
bymyratdeniz/Getty Images
Imagem colorida de sombras de dois soldados em frente de parede pintada nas cores das bandeiras de Rússia (esquerda) e Ucrânia (direita) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de sombras de dois soldados em frente de parede pintada nas cores das bandeiras de Rússia (esquerda) e Ucrânia (direita) - Metrópoles - Foto: bymyratdeniz/Getty Images

Restando oito dias para o desfile do Dia da Vitória, o governo da Rússia acusou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de preparar ataques contra Moscou, onde o evento ocorrerá. A expectativa é de que as comemorações reúnam diversas lideranças mundiais, como o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em declaração à mídia estatal na quarta-feira (30/4), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que as recentes declarações de Zelensky dão todos os sinais de que uma operação militar contra a capital russa pode acontecer em 9 de maio, mesma data em que Moscou recebe os desfiles e festividades que relembram os 80 anos da vitória da extinta União Soviética contra a Alemanha Nazista.

Um dia antes, o líder ucraniano revelou uma reunião com o Conselho de Segurança e Defesa Nacional, com o objetivo de pressionar a Rússia a negociar.

“Estamos identificando precisamente os pontos de pressão da Rússia que impulsionarão Moscou de forma mais eficaz em direção à diplomacia”, disse Zelensky em um comunicado. “No momento, eles estão preocupados se conseguirão realizar seu desfile militar – e com razão. Mas o que realmente deveria preocupá-los é que esta guerra ainda esteja em andamento. Eles precisam encerrar a guerra”, complementou.

Apesar da fala do presidente da Ucrânia, o governo da Rússia afirmou que o evento acontecerá mesmo com as supostas ameaças. “Zelensky faz muitas declarações, a maioria sem sucesso”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “O desfile acontecerá e nós o assistiremos com orgulho”.

Cessar-fogo temporário

A troca de declarações entre Moscou e Kiev acontece no momento em que Putin anunciou, no início da semana, um cessar-fogo unilateral de três dias. A trégua proposta pelo presidente da Rússia deve acontecer entre os dias 8 e 10 de maio, quando Moscou receberá lideranças mundiais para o 80º aniversário do Dia da Vitória.

Mesmo que tenha aceitado um acordo anterior de cessar-fogo parcial, quebrado diversas vezes por ambas as partes, Zelensky ainda não revelou se aceitará a trégua de três dias.

Ao invés disso, o líder ucraniano chamou a proposta de Putin de “tentativa de manipulação”. Ele ainda cobrou um cessar-fogo incondicional, por um período de ao menos 30 dias.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?