body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rússia proíbe Anistia Internacional e a classifica como indesejável

A Rússia vetou a atividade da ONG no país, declarando que a organização justifica “os crimes dos neonazistas ucranianos”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

A Rússia proibiu nesta segunda-feira (19/5) todas as atividades da Anistia Internacional em seu território. O anúncio foi feito pela Promotoria-Geral do país, que classificou a organização como uma “organização indesejável”. A decisão foi tomada com base na legislação russa, que autoriza o banimento de instituições consideradas uma ameaça à segurança nacional.

O Ministério Público russo declarou que o escritório da Anistia Internacional funciona como um “centro de preparação de projetos russofóbicos globais”, além de alegar que a ONG promove ampla defesa ucraniana, além de “fazer todo o possível para intensificar o confronto militar na região”.

“Eles justificam os crimes dos neonazistas ucranianos, pedem um aumento em seu financiamento e insistem no isolamento político e econômico de nosso país”, declarou o procurador-geral.

A Anistia Internacional, que atua globalmente na defesa dos direitos humanos, vinha denunciando sistematicamente a repressão política na Rússia, especialmente após o início da guerra na Ucrânia, em 2022. A ONG criticou abertamente prisões arbitrárias, censura, perseguição a opositores e o uso da força contra manifestantes. Em resposta à decisão, a entidade afirmou que continuará monitorando e denunciando violações, mesmo fora do país.

A classificação de “organização indesejável” é uma ferramenta legal usada pelo Kremlin desde 2015 para eliminar a presença de entidades estrangeiras consideradas hostis. Desde então, mais de 150 instituições já foram incluídas na lista, entre os quais veículos de imprensa, ONGs e fundações de promoção da democracia.

A organização ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão.

Regularmente, o Kremlin designa organizações que, sob a visão do governo russo, ferem sua segurança nacional como “indesejáveis”. A decisão implica o encerramento imediato de qualquer operação da organização em solo russo, bem como a possibilidade de punições legais para cidadãos que colaborem com ela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?