body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Produção industrial supera expectativas e tem melhor março em 7 anos

Em março, a produção industrial brasileira teve uma expansão de 1,2% em relação a fevereiro. Na comparação anual, alta foi de 3,1%

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CLARABOIA FILMESCNI
Operário trabalhando em motor na FPT Industrial - Fábrica de Motores - Sete LagoasMG
1 de 1 Operário trabalhando em motor na FPT Industrial - Fábrica de Motores - Sete LagoasMG - Foto: CLARABOIA FILMESCNI

Em um resultado considerado surpreendente pelo mercado, a produção industrial brasileira registrou um forte crescimento em março deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O que aconteceu

  • No terceiro mês do ano, a indústria nacional teve uma expansão de 1,2% em relação a fevereiro.
  • Já na comparação com março do ano ado, a alta da produção industrial foi de 3,1% – foi a 10ª taxa positiva consecutiva e a maior desde outubro de 2024.
  • No acumulado do ano, segundo o IBGE, a indústria registra alta de 1,9%. No período de 12 meses até março, o crescimento é de 3,1%.
  • O resultado de março foi o melhor para o mês desde 2018, quando o avanço ficou em 1,4%.
  • O desempenho da indústria ficou muito acima das expectativas do mercado. A projeção média dos analistas indicava alta mensal de 0,3% e crescimento anual e 1,4%.

Categorias econômicas e ramos industriais

Ainda de acordo com os dados do IBGE, três das quatro grandes categorias econômicas e 16 dos 25 segmentos industriais pesquisados tiveram expansão em março, na comparação com o mês anterior.

Entre as atividades analisadas, os maiores resultados positivos ficaram com coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,4%), indústrias extrativas (2,8%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (13,7%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (4%).

Também houve altas importantes nos setores de confecção de artigos do vestuário e órios (4,1%), de móveis (5,6%), de máquinas e equipamentos (1,7%), de produtos diversos (5%) e de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (3%).

Por outro lado, entre as nove atividades que registraram queda na produção em março, os maiores impactos sobre o resultado final da indústria ficaram com produtos químicos (-2,1%) e produtos alimentícios (-0,7%).

Outras influências negativas relevantes, de acordo com o IBGE, vieram de impressão e reprodução de gravações (-9,2%) e de metalurgia (-1%).

Repercussão

Após a divulgação dos dados pelo IBGE, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou nota em que analisou o resultado do setor em março.

A entidade afirmou que, “a despeito da surpresa positiva em março, no 1º trimestre de 2025, a indústria geral continuou apresentando baixo dinamismo, movimento já observado nos últimos meses de 2024”.

“O cenário externo mais adverso corresponde a um desafio adicional para a atividade industrial e, em especial, para setores que eventualmente sejam diretamente afetados pelas tarifas”, pondera a Fiesp.

“Além do possível impacto direto da aplicação de tarifas, o setor industrial pode ser afetado pela menor demanda externa diante da desaceleração do crescimento global, e pelos efeitos negativos sobre os investimentos financeiros e produtivos devido ao elevado nível da incerteza global.”

De acordo com a Fiesp, “a atividade industrial – setor altamente cíclico – também deverá desacelerar, em consequência, sobretudo, da política monetária contracionista em um ambiente marcado por condições financeiras já restritivas”.

“O patamar elevado das taxas de juros – tanto internacionais quanto domésticas – é o principal fator que tem contribuído para a manutenção das condições financeiras em terreno restritivo”, criticou a Fiesp, em dia de anúncio da nova taxa básica de juros pelo Banco Central (BC).

“Por outro lado, medidas do governo voltadas ao estímulo da demanda, como a liberação de recursos do FGTS e o crédito consignado privado para trabalhadores com carteira assinada, constituem vetores altistas para a atividade em 2025”, diz a Fiesp.

O economista Maykon Douglas, por sua vez, destaca que o resultado de março “foi o melhor do setor desde o fim do terceiro trimestre de 2024”.

“Desde então, a indústria vinha registrando uma difusão abaixo da média histórica e um mix entre quedas e variações nulas. Podemos dizer que março foi, principalmente, um movimento de recuperação, sobretudo para os bens de consumo”, analisa.

“No entanto, a fraca alta na comparação trimestral e a queda na produção de bens de capital, que é importante para o investimento no PIB, mostram que o setor perdeu ritmo à medida que sente o aperto monetário. No momento, espero que esse desempenho relativamente mais tímido continue”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?