body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Moody’s rebaixa nota de crédito dos EUA, que sai do clube dos “AAA”

Agência de classificação de risco justificou mudança alegando dívida e dos juros crescentes. Diretor da Casa Branca contestou alteração

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
via Getty Images
Foto com cor. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Foto com cor. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Metrópoles - Foto: via Getty Images

A Moody’s, uma das três principais agências de classificação de risco do mundo, rebaixou a nota de crédito dos Estados Unidos. A avaliação da economia americana, a mais poderosa do planeta, caiu um nível, ando de “AAA” para “AA1”. Ela também teve a perspectiva alterada de “negativa” para “estável”. A mudança ocorreu na sexta-feira (16/05).

O rebaixamento, de acordo com a Moody’s, foi resultado do aumento de mais de uma década da dívida do governo americano (que se aproximada marca de US$ 37 trilhões) e dos juros para níveis “significativamente mais altos do que os de soberanos (outros países) com classificação semelhante”.

“As sucessivas istrações e o Congresso dos EUA falharam em chegar a um acordo sobre medidas para reverter a tendência de grandes déficits fiscais anuais e custos crescentes de juros”, afirmou a agência, por meio de comunicado.

O texto divulgado pela Moody’s acrescentou: “Não acreditamos que reduções plurianuais significativas nos gastos obrigatórios e nos déficits resultarão das atuais propostas em consideração”. A agência destacou ainda que o “ônus da dívida federal dos EUA aumentará para cerca de 134% do PIB até 2035, em comparação com 98% em 2024”.

Nível ainda elevado

A Moody’s foi a última entre as principais agências de risco do mundo a manter a classificação máxima AAA para a dívida soberana dos Estados Unidos, embora tenha rebaixado a perspectiva para negativa no fim de 2023. A Standard & Poor’s cortou a nota dos EUA em 2011 e a Fitch, em 2023.

A nota dos EUA caiu do nível mais alto (numa escala de 21 “degraus”), mas permanece em patamar elevado. Ela ou do “prime”, para “high grade”. Com isso, a economia americana deixou o grupo onde ainda estão Alemanha, Dinamarca e Noruega, mas ou ao patamar de Áustria e Finlândia.

Casa Branca protesta

Na sexta-feira, o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, criticou a decisão da Moody’s e o economista Mark Zandi, que pertence à agência de risco. “Ninguém leva a ‘análise’ dele a sério. Ele já foi desmentido inúmeras vezes”, escreveu Cheung, em seu perfil no X.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?