body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Tesla, de Elon Musk, suspende encomenda de importados dos EUA na China

O site da Tesla na China removeu o ícone “encomendar” do modelo sedan Model S e do veículo utilitário esportivo Model X, após reação chinesa

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Sullivan/Getty Images
Imagem aérea de pátio com carros da Tesla, empresa de veículos elétricos de Elon Musk - Metrópoles
1 de 1 Imagem aérea de pátio com carros da Tesla, empresa de veículos elétricos de Elon Musk - Metrópoles - Foto: Justin Sullivan/Getty Images

A Tesla, fabricante de carros elétricos comandada pelo bilionário Elon Musk, decidiu suspender novos pedidos na China para dois modelos de carros importados de uma fábrica nos Estados Unidos.

A decisão ocorre após a nova resposta do governo chinês ao “tarifaço” comercial imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump. Pequim aumentou suas taxas sobre os produtos dos EUA para 125%, em mais um capítulo da guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo.

Elon Musk chefia o Departamento de Eficiência Governamental do governo de Donald Trump e é um aliado incondicional do presidente dos EUA.


O que aconteceu

  • O site da Tesla na China removeu o ícone “encomendar” do modelo sedan Model S e do veículo utilitário esportivo Model X.
  • Os clientes ainda podem comprar os dois carros, mas apenas se a empresa ainda tiver estoque.
  • Ambos os veículos são produzidos na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia (EUA).
  • Até o momento, a Tesla não explicou por que não é mais possível encomendar os dois modelos.

Tesla na China

A companhia de Elon Musk opera uma fábrica de automóveis e uma de baterias em Xangai, na China. Inaugurada em 2020, a Gigafactory foi a primeira unidade da Tesla fora dos EUA.

No mês ado, as vendas dos carros fabricados pela Tesla na China recuaram 11,5% em relação a março de 2024, segundo dados da Associação de Carros de ageiros da China.

Nova resposta da China aos EUA

A queda de braço entre as duas maiores economias do mundo parece não ter fim, o que assusta o mercado. Nesta sexta-feira, em retaliação às tarifas que somam 145% impostas pele presidente dos EUA, Donald Trump, a China aumentou suas taxas sobre produtos norte-americanos para 125%.

Este é o mais novo capítulo da disputa comercial entre Pequim e Washington, poucas horas depois de o presidente chinês, Xi Jinping, afirmar que “não há vencedores em uma guerra tarifária”.

Xi fez os comentários durante uma reunião com o primeiro-ministro espanhol, na qual convidou a União Europeia (UE) a trabalhar com a China para resistir à “intimidação” dos EUA, parte de uma aparente campanha chinesa para fortalecer outros parceiros comerciais.

“A imposição sucessiva de tarifas excessivamente altas à China pelos EUA tornou-se nada mais do que um jogo de números, sem real significado econômico. Isso apenas expõe ainda mais a prática americana de usar tarifas como arma para intimidação e coerção, transformando-se em piada”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio da China.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?