body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Barroso pede “cuidados éticos” no uso de sistemas como o SmartSampa

Barroso disse que uso de tecnologias de reconhecimento facial em políticas de segurança pode “reforçar estereótipos e preconceitos”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Enzo Marcus/ Metrópoles
Imagem colorida de Luís Roberto Barroso. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Luís Roberto Barroso. Metrópoles - Foto: Enzo Marcus/ Metrópoles

São Paulo – Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, comentou, nesta segunda-feira (10/3), o uso de tecnologias de reconhecimento facial, como o Smart Sampa, em políticas de segurança pública.

Para Barroso, esse tipo de tecnologia tem pontos positivos, mas precisa ser usado com cuidado para não “reforçar estereótipos e preconceitos”.

“O uso da inteligência artificial tem potencialidades positivas e negativas. O reconhecimento facial, por exemplo, pode, em muitos casos ajudar em uma política de segurança pública mas, em outros casos, pode reforçar estereótipos e preconceitos. Portanto, tudo é preciso ser utilizado com os cuidados éticos necessários para que não tenha uso desvirtuado”, ressaltou.

A fala aconteceu durante o I Fórum Internacional de Sistemas de Integridade no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. No evento, Barroso foi homenageado com o colar de mérito “Prefeito Brigadeiro Faria Lima”.


Uso do Smart Sampa

  • O uso do reconhecimento facial do Smart Sampa se tornou alvo de um questionamento pela Defensoria Pública do estado de São Paulo, que solicitou que ela não fosse usada durante o Carnaval de 2025.
  • No questionamento, a Defensoria apontava que o uso da tecnologia de perfilamento em pessoas que estão participando pacificamente de manifestações públicas poderiam ser entendidas como “discriminatórias e inconsistentes” .
  • O Smart Sampa vem sendo usado pela Prefeitura de São Paulo para a identificação de pessoas foragidas da Justiça e desaparecidos. A gestão municipal recusou o questionamento da Defensoria e usou a tecnologia durante o Carnaval.
  • Na nota enviada sobre a ação, a Prefeitura disse ser “inissível que um órgão público cogite impedir, no Carnaval, o funcionamento de um sistema que há meses tem levado à prisão de milhares de bandidos”.
  • Após a repercussão do caso, deputados estaduais entraram com um pedido pela abertura de um processo istrativo contra os três defensores públicos que assinam o questionamento.

“O bem e o mal” da Inteligência Artificial

Durante evento no TCM, Luiz Roberto Barroso reforçou a sua posição a favor da regulação de tecnologias de Inteligência Artificial. “A inteligência pode seguir para melhorar a vida, desde que a gente possa ter os cuidados necessários e a regulação necessária para o seu melhor desempenho.”

O ministro mencionou o projeto de lei (PL) 2338/23, proposto em 2023 pelo então presidente do senado Rodrigo Pacheco (PSD), e defendeu a obrigatoriedade de sinalização do que é feito com o uso da tecnologia.

Perguntado sobre as dificuldades de aprovação do PL, Barroso disse que “o Congresso ainda não foi capaz de criar consensos indispensáveis para a aprovação dessa regulação”. Segundo ele, “é uma discussão difícil e complexa porque envolve um equilíbrio necessário entre a liberdade de expressão, que é um valor decisivo na democracia, e por outro lado, impedir que o mundo desabe em um abismo de incivilidade, de discursos de ódio. Não é fácil traçar esse ponto de equilíbrio”.

A regulação das redes sociais e da Inteligência Artificial é discutida no STF no âmbito do Recurso Extraordinário número 1.037.396, com relatoria de Dias Toffoli, que discute a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?