Busca por pensão sobe 57% na Defensoria de SP após cena de Vale Tudo
Alta ocorreu após capítulo de novela em que personagem Lucimar aciona Justiça para garantir direito ao pagamento de pensão alimentícia
atualizado
Compartilhar notícia

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo registrou um aumento de 57% dos acionamentos por pensão alimentícia após a exibição de uma cena da novela Vale Tudo, da TV Globo, no último dia 13 de maio.
Durante o capítulo, a personagem Lucimar, interpretada pela atriz Ingrid Gaigher, decide acionar a Justiça contra o pai de seu filho para receber o direito.
A novela mostra a personagem usando um aplicativo da Defensoria do Rio de Janeiro para solicitar ajuda no caso. A cena repercutiu em defensorias públicas do país e, em São Paulo, resultou no aumento dos acionamentos feitos por meio da assistente virtual da defensoria, a Defi.
De acordo a defensoria paulista, na sexta-feira (16/5), os acionamentos da opção “pensão alimentícia” foram 57% acima dos pedidos feitos na sexta-feira da semana anterior (9/5). Os agendamentos efetivamente marcados para essa finalidade também tiveram aumento de 49%.
Com a exibição do capítulo da novela, o órgão paulista também viu seus atendimentos sobre temas em geral saltarem de 1.894 para 2.826 no dia seguinte (14/5), o que equivale a um aumento de 49%.
Como agendar atendimento pela Defensoria de SP
- e o site www.defensoria.sp.def.br
- Clique no canto inferior direito o símbolo da Assistente Virtual Defi
- Inicie uma conversa
- Clique na opção “pensão alimentícia”
- Informe a sua renda familiar
- Forneça o seu nome completo
- Informe o seu F, RG ou RNE
- Informe CEP, endereço da sua residência, e-mail, data de nascimento e outras informações pessoais
- Forneça informações sobre o processo
- Escolha o agendamento para atendimento próximo ao seu endereço