body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Empresa que tem Pablo Marçal como investidor é suspensa pela Susep

Em fevereiro, Marçal informou que é “investidor, e não sócio” da Loovi Seguros. Empresa diz que já regularizou situação e aguarda liberação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Bolsonaro Pablo Marçal
1 de 1 Bolsonaro Pablo Marçal - Foto: Metrópoles

São Paulo — A Superintendência de Seguros Privados (Susep) determinou a suspensão temporária da venda de produtos pela LTI Seguros e da comercialização dos serviços prestados pela sua representante, a Loovi Seguros, empresa que tem entre seus investidores o empresário e influenciador Pablo Marçal, que foi candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo no ano ado.

A suspensão foi decidida pela Susep na última sexta-feira (14/3). A medida foi tomada após denúncias de supostas irregularidades envolvendo a comunicação da Loopi Seguros, que se apresentava como seguradora mesmo sem ter registro na Susep.

De acordo com a Susep, apesar de ter feito alterações em seu site com o objetivo de esclarecer a relação com a Loovi Seguros, a LTI “não conseguiu eliminar a confusão informacional que surgiu entre os consumidores”.

Segundo o órgão, a falta de clareza em relação à companhia prejudicou “veículos de imprensa e a sociedade civil de uma forma geral, levando, inclusive, à conclusão já socialmente defendida de que a Loovi possa fazer parte do mercado não autorizado de seguros”.

Entenda o caso

Em janeiro deste ano, a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) apresentou uma denúncia na Susep contra a Loovi, afirmando que a empresa era apenas uma representante da LTI, e não uma seguradora.

Em sua decisão, a Susep exige que a Loovi tome medidas como a exclusão de qualquer material ou peça de propaganda que confunda os consumidores, além da inclusão de “informações claras sobre a condição da Loovi como representante da seguradora”, inclusive informando o percentual de participação de sua controladora.

O que é e o que faz a Loovi Seguros

A Loovi Seguros é uma plataforma que oferece o serviço de seguro para carros. Ela é acusada de se apresentar como uma seguradora autorizada pela Susep, apesar de não ter registro na autarquia. Na realidade, segundo a Fenacor, a empresa é uma representante de seguros denominada CW Technology.

A Loovi tem entre os seus garotos-propaganda nomes como os influenciadores Renato Cariani e Whindersson Nunes e anunciou, na semana seguinte à denúncia da Fenacor, que patrocinaria o jogador Neymar, do Santos, após o seu retorno ao futebol brasileiro.

Devido a inserções na imprensa na venda de seguros, a Fenacor aponta que a empresa realiza uma “massiva propaganda enganosa, induzindo e mantendo o consumidor no erro”.

Já a LTI Seguros é participante do chamado “sandbox” regulatório – um ambiente que permite a adoção de produtos inovadores por empresas nascentes. A companhia é autorizada a atuar em seguros de danos em âmbito nacional, com capital autorizado de R$ 13 milhões.

A empresa, contudo, é controladora por uma das sócias da CW Technology — ou seja, pela Loovi Seguros. Essa informação não seria informada aos consumidores, o que fere as normas do Conselho Nacional de Seguros Privados.

Ligação com Marçal

Em vídeos publicados nas redes sociais, Pablo Marçal classifica a Loovi como “a Netflix dos seguros” e diz que a empresa será a maior seguradora do país em alguns anos.

Em buscas na internet, a companhia aparece como “a seguradora de Marçal” em resultado patrocinado que direciona ao site da empresa.

Na denúncia apresentada à Susep, a Fenacon questiona o vínculo de Pablo Marçal com a Loovi, já que o influenciador já teria se apresentado com um dos donos da empresa sem constar formalmente como sócio.

Conforme noticiado pelo Metrópoles em setembro de 2024, Marçal começou a anunciar a Loovi em seu reality show de empreendedores, chamado “La Casa Digital”, como patrocinadora do programa.

“Realmente, a Loovi é uma seguradora. Seguradora! (…) Tá na Susep, não é uma associação, não sei o que, é uma seguradora. E essa seguradora é muito simples: É o Netflix dos seguros. Eu estou te garantindo”, afirmou Marçal em um evento.

Apesar das afirmações, a Loovi, na realidade, está em nome de outro influencer, Quezide Cunha, que dá “conselhos bilionários” na internet. Quezide também é presidente da LTI Seguros SA e é próximo a Marçal.

Marçal, por sua vez, tem uma sociedade em conta de participação com o nome Loovi, que não tem, entretanto, elo societário com a LTI ou a Loovi Seguros.

Procurado pela reportagem do Metrópoles neste domingo (16/3), Pablo Marçal, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que não comentará o caso.

Em fevereiro, o empresário informou que é “investidor, e não sócio da empresa, assim como em dezenas de outras companhias”. “A Loovi é uma insurance e a LTI é da mesma holding. Não existe irregularidade nenhuma”, disse, na ocasião.

Loovi diz que já regularizou sua situação

Em nota divulgada no sábado (15/3), a Loovi afirma que já atendeu a todas as exigências da Susep e espera receber a autorização para retomar a venda de seus produtos.

“A empresa já cumpriu com todas as exigências regulatórias e seguirá rigorosamente todas as regras para continuar oferecendo aos brasileiros desassegurados um seguro ível, simples e rápido, garantindo a inclusão e a proteção de quem mais precisa”, informa a Loovi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?