body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Veja momento em que filhotes de arara-azul nascem em SP

A arara-azul-de-lear faz parte do Programa de Conservação do Zoológico de São Paulo. Os filhotes nasceram em 17 e 20 de fevereiro deste ano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Zoo SP
A arara-azul-de-lear faz parte do Programa de Conservação do Zoológico de São Paulo. Os filhotes nasceram em 17 e 20 de fevereiro deste ano - Metrópoles
1 de 1 A arara-azul-de-lear faz parte do Programa de Conservação do Zoológico de São Paulo. Os filhotes nasceram em 17 e 20 de fevereiro deste ano - Metrópoles - Foto: Divulgação/ Zoo SP

São Paulo — Dois novos filhotes da arara-azul-de-lear nasceram no Zoológico de São Paulo em fevereiro de 2025. A espécie, que faz parte do Programa de Conservação do Zoo, tem um recinto especial no espaço, que é aberto para o público e fica no Bosque da Conservação.

Um censo populacional realizado em 2024 pelo Grupo de Pesquisa e Conservação da Arara-Azul-de-Lear em parceria com o ICMBio e outras instituições, apontou que houve crescimento do número de indivíduos na natureza. O Zoo de São Paulo foi o primeiro no Brasil a reproduzir a espécie.

Veja os filhotes:

3 imagens
Filhotes de arara-azul-de-lear nascem no zoo de São Paulo
Filhotes de arara-azul-de-lear nascem no zoo de São Paulo
1 de 3

Filhotes de arara-azul-de-lear nascem no zoo de São Paulo

Divulgação/ Zoo SP
2 de 3

Filhotes de arara-azul-de-lear nascem no zoo de São Paulo

Divulgação/ Zoo SP
3 de 3

Filhotes de arara-azul-de-lear nascem no zoo de São Paulo

Divulgação/ Zoo SP

O nascimento dos filhotes, que são fruto da relação das araras Maria Clara e Francisco, vai ser celebrado no domingo (16/3), quando o Zoo completa seus 67 anos de existência.

Esta é a segunda leva de aves da espécie que nasce no local. Em 2015, a instituição foi a primeira no país a ter sucesso na reprodução da arara-azul-de-lear e agora anuncia a chegada das duas novas araras, que nasceram em 17 e 20 de fevereiro.

Ainda não é possível saber o sexo dos filhotes. Um exame de DNA será realizado quando as primeiras penas das aves começarem a aparecer.

A bióloga chefe do setor das aves do Zoo, Fernanda Vaz Guida, explicou que, para que haja a formação de novos casais da espécie, é preciso que haja intimidade entre eles. “Para nós é sempre uma alegria quando há sucesso reprodutivo, até por conta dos desafios que existem para formar casais de aves. O comportamento reprodutivo das aves é complexo e muito interessante”, disse.

Arara-azul no Zoo de SP

A arara-azul-de-lear quase foi extinta na década de 90, especialmente devido ao tráfico de animais silvestres. Em 2019, o censo populacional da espécie apontou que apenas dois indivíduos foram avistados na região do Boqueirão da Onça, na Bahia. Em 2022, foram observados 2.273 e, e 2024, 2.548.

Até novembro do ano ado, 19 indivíduos da espécie haviam nascido no Zoológico de São Paulo, segundo a bióloga Fernanda Guiza. Além disso, 5 aves foram soltas de volta para a natureza. O recinto da arara-azul-de-lear fica ao lado do da ararinha-azul, que foi inaugurado em novembro.

2 imagens
Segundo a bióloga Fernanda Guiza, a espécie até já se reproduziu durante os cuidados deles, sendo que 19 nasceram lá
1 de 2

Ao lado do novo viveiro das ararinhas, está o recinto das araras-azuis-de-lear, que também faz parte do Programa de Conservação do Zoológico

Metrópoles/ Isabela Thurmann
2 de 2

Segundo a bióloga Fernanda Guiza, a espécie até já se reproduziu durante os cuidados deles, sendo que 19 nasceram lá

“Graças ao trabalho de manutenção sob cuidados humanos, de pesquisadores, de zoológicos, de criadores, que a gente consegue salvar tantas espécies que infelizmente correm o risco de extinção no Brasil”, falou Fernanda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?