body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PM faz ação na Favela do Moinho e moradores protestam. Veja vídeo

Moradores da Favela do Moinho questionam reintegração de posse em território que pertence à União. Protesto bloqueou linhas da TM

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de ação policial na Favela do Moinho, em São Paulo. - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de ação policial na Favela do Moinho, em São Paulo. - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — A Polícia Militar de São Paulo realiza uma ação na Favela do Moinho, no centro da capital paulista, nesta sexta-feira (18/4). Registros mostram viaturas e policiais armados com fuzis andando pelas ruas do território. Em reação, os moradores atearam fogo em objetos, bloqueando o funcionamento de linhas da TM. Veja:

“Nem na sexta-feira santa, os moradores da Favela do Moinho têm paz. Desde ontem, várias viaturas da PM estão estacionadas na entrada da favela e cercando o entorno com cones, aterrorizando os moradores dizendo que vai haver uma reintegração de posse, mesmo sabendo que isso não é possível, já que o terreno é da União. Estamos atentos, mobilizados e não aceitaremos intimidações. Favela do Moinho resiste!”, publicou um perfil de moradores do território no Instagram.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que a Polícia Militar, por meio da Rocam com apoio do Baep, prendeu um suspeito de tráfico de drogasna comunidade. Em nota, a pasta explicou que, para o local, o Estado propôs o reassentamento de famílias da comunidade “com o objetivo de levar dignidade e segurança a essa população, que vive sob risco elevado em condições insalubres, com adesão voluntária de mais de 87% da comunidade até o momento. Cerca de 50 pessoas protestaram e interditaram a entrada da comunidade nesta tarde. As equipes policiais monitoraram a situação à distância para evitar confrontos”.

O ex-ouvidor da polícia e ouvidor popular, Claudinho Silva, rechaçou a ação da polícia. “Tentam de todas as formas, despejar as famílias dali, sem oferecer qualquer alternativa digna de moradia para as famílias, praticam o terrorismo de estado para tentar amedrontar as pessoas e para elas não reagirem, mas o Moinho está vivo e vai lutar por respeito, dignidade e cidadania”, afirmou.

Segundo Claudinho, a PM chegou ao território com mais de 10 viaturas, “argumentando que está lá para fiscalizar carros abandonados, mais uma vez agressivos, grosseiros e de forma desmedida usando da força, contra uma comunidade que só quer viver em paz e com dignidade”.


Plano de remoção da Favela do Moinho

  • O governo do Estado, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), planeja remover a Favela do Moinho, última favela remanescente do centro de São Paulo, para dar espaço ao Parque do Moinho, anunciado em setembro de 2024.
  • Para isso, desde o início do ano, o governo tem se reunido com os moradores firmado acordos habitacionais por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
  • A Associação de Moradores da Favela do Moinho, contudo, aponta que os valores não são o suficiente para garantir que os moradores permaneçam no centro de São Paulo e critica a política de remoção.
  • Além da questão do valor pago, o tamanho das habitações também é apontado como um problema por não atender ao perfil das famílias.

Manifestações de moradores

A associação realizou uma manifestação na tarde de terça (15/4), data em que as remoções estavam previstas para iniciar. O ato, realizado na frente da Câmara Municipal, terminou em confronto com a polícia.

Nesta sexta, os moradores da Favela do Moinho realizaram nova manifestação, reagindo à ação policial que ocorre desde o começo do dia. Em retaliação à PM, a população local ateou fogo em objetos, bloqueando linhas da TM.

Linhas da TM bloqueadas

A circulação de trens entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 8 – Diamante, foi temporariamente interrompida por conta dos protestos na Favela do Moinho, informou a ViaMobilidade. O território fica localizado próximo à Estação Júlio Prestes.

“Equipes da concessionária acompanham a situação em tempo real, em articulação com as autoridades competentes, e trabalham para restabelecer a operação o mais breve possível”, afirmou a concessionária. Ônibus da Operação PAESE foram acionados para dar e no trecho.

Além disso, de acordo com a companhia, avisos sonoros estão sendo emitidos orientando os clientes a utilizarem o serviço, ou, como alternativa, o o à Estação da Luz pelas Linhas 3 – Vermelha e 4 – Amarela.

A circulação dos trens do serviço 710 entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz também foi interrompida. Segundo o Metrô, a interrupção ocorreu devido à invasão de pessoas na via.

As composições da Linha 7-Rubi estão circulando entre as estações Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda, já os trens da Linha 10-Turquesa circulam entre as estações Rio Grande da Serra e Luz. Como alternativa, o ageiro tem como opção as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, que am pelas estações,  informou a companhia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?