body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Policiais civis cobram Derrite e Tarcísio em ato no centro de SP

Policiais civis reivindicam aumento de salário e plano de carreira, entre outros. Ato aconteceu próximo ao prédio da Secretaria da Segurança

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Amaro/Metrópoles
ato policiais civis
1 de 1 ato policiais civis - Foto: Leonardo Amaro/Metrópoles

São Paulo — Policiais civis se reuniram na tarde desta segunda-feira (17/2), no Largo São Francisco, no centro de São Paulo, para reivindicar aumento de salário, plano de carreira, e contratação de agentes, entre outros. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário estadual de Segurança (SSP), Guilherme Derrite, foram alvo de protestos.

O ato, organizado pelo Fórum Interassociativo e Intersindical das Carreiras Policiais Civis (Resiste-PCSP), foi conduzido pelo delegado André Santos Pereira, presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adpesp), e teve a presença do deputado federal Delegado Palumbo (MDB), do deputado estadual Reis (PT) e do vereador Kenji Palumbo (Podemos) — todos policiais civis.

Ao Metrópoles, o delegado Pereira afirmou que pretende chegar a um “processo” com o governo estadual e levar a Lei Orgânica, tratada como a “Constituição da Polícia Civil de São Paulo”, para votação “com o mínimo de ruídos possível”.

“Estamos dispostos a irmos às ruas para lutarmos pelos direitos dos policiais civis, por uma melhor segurança pública para o cidadão de São Paulo, que não aguenta mais a falta de segurança. Até agora nós não fomos ouvidos”, disse o delegado.

Sobre o racha entre as polícias Civil e Militar, Pereira afirmou que houve uma suspensão “momentânea” do conflito. “Tivemos uma cessação, ainda que momentânea, dessas pautas de conflito, de intervenção nas competências da Polícia Civil, dos termos circunstanciados de ocorrência, das mortes decorrentes de intervenção policial.”

Cobrança a Derrite e ato “vazio”

Os parlamentares presentes direcionaram as cobranças a Tarcísio e Derrite, destacando, inclusive, que a reunião acontecia próximo ao prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Eles também lamentaram o esvaziamento do ato.

“Deveriam estar todos os parlamentares, os policiais civis aqui. Mas eles têm outros interesses, interesses deles, não vão desagradar o governo, e eu não julgo, mas é triste”, afirmou o deputado federal Delegado Palumbo.

“Coincidentemente, estamos aqui ao lado da Secretaria de Segurança estadual. Queria falar, não sei se o secretário Derrite está lá, mas se ele estiver ouvindo, queria convidar ele [sic] para também participar desse evento. É importante ele observar não só a Polícia Militar, mas temos a Polícia Civil, [que] está sucateada, desvalorizada e desmotivada”, disse o vereador Kenji, que também cobrou o governador. “O senhor [Tarcísio] tem que fazer o melhor para a população, para a segurança pública.”

“A categoria, se ela quer avançar, se ela quer cobrar, se ela quer ter realmente retorno, tem que se mobilizar. Aqui era para estar lotado.  O secretário Derrite era para olhar lá de cima e ver um mar de profissionais da segurança pública”, finalizou o deputado Reis.


Reivindicações dos policiais

  • Reajuste salarial.
  • Fundo Especial da Polícia Civil.
  • Regulamentação de carga horária de até 40 horas semanais.
  • Plano de carreira.
  • Adicional de insalubridade.
  • Paridade e integralidade das aposentadorias.
  • Assistência à saúde.
  • Recompor os quadros de policiais civis.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?