Metrô 24h e 150 linhas de ônibus: veja esquema de transporte na Virada
Todas as estações do metrô e da TM estarão abertas para desembarque. Confira em quais os ageiros poderão embarcar durante a madrugada
atualizado
Compartilhar notícia

Para incentivar o eio por São Paulo, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (TM) terão operações especiais na Virada Cultural, inclusive durante a madrugada de sábado (24/5) para domingo (25/5), afirmou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).
A circulação de trens vai acontecer de forma ininterrupta durante toda a madrugada para desembarque de ageiros. As estações São Bento (linha 1-Azul), Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (linha 3-Vermelha), do metrô, também estarão abertas para embarque.
Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (15/5), o secretário-executivo de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda, anunciou que, além do metrô e da TM, 150 linhas de ônibus estarão funcionando durante a madrugada. No domingo, a tarifa é gratuita.
A SPTrans organizou uma operação especial, com a criação de uma linha exclusiva de ônibus elétricos que vai circular entre os palcos na região central da capital durante as 24 horas da Virada Cultural. A frota da madrugada será reforçada em 47%. Os ônibus da linha também se integrarão com outras com destino a todas as regiões da cidade e as estações do metrô, em especial aquelas que funcionarão durante a madrugada. O intervalo médio da linha será de 12 minutos.
Gilmar Pereira Miranda recomendou que a população utilize o sistema de transporte coletivo durante a Virada Cultural.
Funcionamento do metrô e TM
No metrô, trens extras poderão ser utilizados caso seja necessário em qualquer uma das linhas. Além disso, o quadro de funcionários da segurança também terá reforço.
Entre 0h e 4h, as 57 estações da TM estarão abertas somente para desembarque de ageiros. O o às linhas pode ser feito pelas estações de integração ao sistema, as baldeações.
Durante toda a Virada Cultural, trens estarão de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária para serem utilizados em caso de eventual aumento de demanda. Colaboradores da TM estarão à disposição para auxiliar os ageiros.
Virada Cultural
Com mais de mil atrações artísticas e expectativa de público de 4,7 milhões de pessoas, a Virada Cultural 2025 promete ser a maior edição da história. ível e gratuito, o evento contará com shows de João Gomes, Liniker, Léo Santana, Luísa Sonza, Sepultura e muito mais, espalhados por toda a cidade de São Paulo.
O sábado e o domingo serão recheados de, além dos grandes nomes, atrações culturais pela cidade. Veja a programação completa aqui.
“A Virada Cultural é mais do que um artista ou outro, é um conjunto de ações que [o público] sabe que vai ter. Eles sabem que vão ter artistas que eles gostariam de ver e têm também as outras atividades culturais”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (15/5).
Serão mais de cem atrações em teatros, mais de 30 festas e intervenções artísticas, mais de 30 atrações literárias, mais de 100 atrações nos Centros Culturais e programação em 10 Fábricas de Cultura, 20 unidades do Sesc e 33 CEUs.
A programação completa da Virada Cultural 2025 você encontra aqui!
Ao todo, serão 21 palcos, sendo sete na zona sul; cinco no centro; seis na zona leste; dois na zona norte; e um na zona oeste.