[{ "selector": ".czwgb-a", "duration": "1000ms", "fill": "forwards", "delay": "0ms", "keyframes": [ {"offset": 0, "opacity": 0, "visibility" :"visible"}, {"offset": 1, "opacity": "1", "visibility" :"visible"} ] }]

“O que você come tem impacto no ciclo menstrual. Ou seja, cuidar da alimentação nesse período não é frescura, é cuidado com o corpo e com o bem-estar”, afirma a ginecologista Patrícia Ramos Varanda.

Alimentos para evitar durante o período menstrual:Uma dieta rica em ultraprocessados, açúcares e gorduras saturadas pode intensificar os desconfortos. Por isso, é bom evitá-los.

Sal em excesso: favorece a retenção de líquidos, deixando o corpo mais inchado e pesado.

Açúcar refinado: pode aumentar a irritabilidade, causar oscilações de humor e até piorar a fadiga e a cólica por contribuir com inflamações do corpo.

Cafeína (presente no café, chá preto, energéticos): pode aumentar a ansiedade, a tensão e as cólicas.

Álcool: interfere na regulação hormonal, aumenta a retenção de líquidos e pode piorar o cansaço.

Carboidratos simples (como pão branco, massas refinadas e doces): causam picos de glicemia e depois quedas bruscas, o que afeta o humor e a disposição.

Comidas muito picantes ou gordurosas: podem irritar o estômago e o intestino, que já ficam mais sensíveis durante esse período.

TEXTO:
Bethânia Nuness
IMAGENS:
Storyblocks e Getty Images