[{ "selector": ".nsknt-a", "duration": "1000ms", "fill": "forwards", "delay": "0ms", "keyframes": [ {"offset": 0, "opacity": 0, "visibility" :"visible"}, {"offset": 1, "opacity": "1", "visibility" :"visible"} ] }]

As doenças alérgicas, como a rinite, sinusite crônica e asma, são as mais comuns. A estação também é marcada por uma maior incidência de resfriados, gripes e bronquites infecciosas.

“A alternância entre calor e frio afeta diretamente o sistema respiratório, tornando-o mais sensível a inflamações e infecções", explica a bióloga Julinha Lazaretti.

"Com a queda na umidade e o maior tempo ado em locais fechados, a exposição a agentes alérgenos como poeira e ácaros aumenta significativamente”, diz a bióloga.

Como se proteger das doenças de outono?
A principal estratégia é manter a imunidade com uma rotina saudável, com o consumo adequado de água, praticar exercícios físicos e ter um sono de qualidade.

Também é importante manter os ambientes sempre arejados e com boa circulação de ar, ficar atento à limpeza dos filtros do ar-condicionado e estar com a vacinação atualizada.

“As vacinas têm papel fundamental. Não devemos nos esquecer de vacinar contra a Covid-19, influenza, coqueluche e VSR”, aponta o pneumologista Andrei Cordeiro, do Hospital Santa Paula (SP).

TEXTO:
Bethânia Nunes

IMAGENS:
Getty Images e Storyblocks