[{ "selector": ".tmuje-a", "duration": "1000ms", "fill": "forwards", "delay": "0ms", "keyframes": [ {"offset": 0, "opacity": 0, "visibility" :"visible"}, {"offset": 1, "opacity": "1", "visibility" :"visible"} ] }]

A planta aromática também pode ser usada no preparo de um chá com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e digestivas.

“O orégano é rico em compostos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, combater infecções e reduzir inflamações no corpo", conta a nutricionista e farmacêutica Verônica Dias.

O consumo do orégano também pode diminuir o risco de doenças crônicas, aliviar dores, auxiliar na digestão e melhorar a saúde do coração.

O carvacrol e o timol são os principais compostos ativos do orégano. O primeiro atua inibindo o crescimento de bactérias e fungos, além de ter um efeito modulador na microbiota intestinal.

O timol também tem ação antimicrobiana e pode ajudar na saúde respiratória e digestiva. “Juntos, eles atuam na imunidade e saúde no geral”, afirma Verônica.

O orégano também contém flavonoides, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, além de minerais compostos, como magnésio e ferro, dando e na saúde muscular.

Como fazer o chá de orégano

Ingredientes:

- 1 colher de chá de folhas secas de orégano (ou 2 colheres de chá de folhas frescas);

- 250 ml de água.

- Mel para adoçar (opcional)

Modo de preparo:

Ferva a água e adicione o orégano. Tampe e deixe em infusão por cinco a 10 minutos. Coe e beba o chá ainda morno. Você pode utilizar o mel para adoçar a bebida.

TEXTO:
Bethânia Nunes

IMAGENS:
Getty Images e Storyblocks