Mounjaro: confira como evitar efeitos colaterais do medicamento
O uso do Mounjaro pode causar flacidez da pele e queda de cabelo devido a rápida perda de peso e ausência de nutrientes
atualizado
Compartilhar notícia

O Mounjaro, nome comercial da tirzepatida, é um medicamento utilizado para controle da diabetes tipo 2 em adultos, auxiliando no controle da glicemia e na redução do apetite, contribuindo para a perda de peso.
Por este motivo, o Mounjaro ou a ser amplamente utilizado para fins emagrecedores, muitas vezes sem prescrição médica, o que aumenta o risco de efeitos colaterais como alterações na pele e cabelos.
Um dos efeitos mais comuns é a perda rápida de gordura facial, causada pelo rápido emagrecimento. A pele fica com aparência mais abatida e envelhecida, problema conhecido como “rosto de Ozempic”.
Segundo o especialista em emagrecimento Pedro Ferreira, fundador do Instituto Primore, clínica referência em saúde integrativa no Rio de Janeiro, isso ocorre especialmente com pacientes mais velhos ou que tiveram perda de peso superior a 10% do peso corporal e baixa massa magra.
“Esse efeito tende a ser menos acentuado do que com o uso da semaglutida (Ozempic ou Wegovy), pois o Mounjaro contém GIP, que favorece a perda de gordura visceral — a mais prejudicial à saúde metabólica”, explica Pedro.
Leia sobre como evitar os efeitos colaterais na matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!