body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

3 formas de manter o colesterol “ruim” controlado e evitar doenças

Pequenas mudanças no estilo de vida podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e proteger sua saúde no longo prazo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Na imagem colorida, uma pessoas está centralizada e segura um coração de pelúcia rosa. Ele usa camiseta branca e está com um estetoscópio
1 de 1 Na imagem colorida, uma pessoas está centralizada e segura um coração de pelúcia rosa. Ele usa camiseta branca e está com um estetoscópio - Foto: Getty Images

Manter os níveis de colesterol sob controle é essencial para a saúde do coração. O LDL, conhecido como colesterol “ruim”, quando está elevado, pode se acumular nas paredes das artérias e aumentar o risco de infartos e derrames.

A boa notícia é que, com certas escolhas simples no dia a dia, é possível controlar esse marcador de forma natural e eficaz.

Tome nota!

1. Escolha melhor as gorduras do seu prato

Substituir as gorduras saturadas (presentes em carnes gordurosas, embutidos, frituras e alimentos ultraprocessados) por gorduras boas pode impactar diretamente no colesterol.

Alimentos como abacate, azeite de oliva extravirgem, castanhas, sementes de chia e linhaça, além de peixes ricos em ômega 3 (como salmão e sardinha), ajudam a reduzir o LDL e a aumentar o HDL, o colesterol “bom”. Também vale reduzir o consumo de manteiga, queijos amarelos e produtos industrializados com gordura trans.

8 imagens
Praticar atividade física é essencial
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images
2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay
3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images
4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução
5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images
6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images
7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay
8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

 

2. Aumente a ingestão de fibras solúveis

As fibras solúveis ajudam a “varrer” o excesso de colesterol do organismo, impedindo sua absorção no intestino. Elas estão presentes em alimentos como aveia, maçã, pera, cenoura, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e vegetais em geral.

Além disso, o psyllium — uma fibra muito utilizada em forma de suplemento — tem sido destaque em pesquisas por sua capacidade de auxiliar na redução do colesterol quando associado a uma dieta equilibrada.

3. Mantenha uma rotina ativa

A prática regular de atividades físicas, principalmente os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou bicicleta, é um dos pilares para o controle do colesterol. Além de ajudar a reduzir os níveis de LDL, o exercício estimula o aumento do HDL, melhora a circulação sanguínea e contribui para o equilíbrio do peso corporal — outro fator importante para a saúde cardiovascular.

Controlar o colesterol “ruim” não depende apenas de remédios: escolhas conscientes na alimentação e na rotina fazem toda a diferença. Com hábitos simples, consistentes e bem orientados, é possível manter os níveis saudáveis e proteger o coração ao longo da vida.

Juliana Andrade(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?