Chá da casca de fruta elimina o inchaço e turbina o emagrecimento
O chá dessa fruta rica em antioxidantes e minerais ajuda na digestão, fortalece a imunidade e tem efeito diurético. Saiba como prepará-lo
atualizado
Compartilhar notícia

O chá de casca de seriguela tem ganhado destaque como uma bebida natural e que traz uma série de benefícios à saúde. Segundo a nutricionista Juliana Andrade, do Metrópoles, essa bebida é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.
“O chá pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e oferecer efeitos anti-inflamatórios. Além disso, por suas propriedades diuréticas, auxilia na eliminação de toxinas e no equilíbrio da retenção de líquidos”, explica.
De acordo com a especialista, a seriguela (Spondias purpurea), é uma fruta tropical rica em vitamina C, ferro, cálcio e compostos fenólicos, oferece várias vantagens para a saúde.
“Quando preparada a partir da casca ou folhas da fruta, a infusão concentra essas propriedades benéficas. O chá ajuda na digestão, regula o intestino e melhora a circulação sanguínea, contribuindo para uma sensação de bem-estar geral”, afirma.

Um dos principais benefícios do chá de seriguela é seu efeito diurético, que pode ser útil no controle de inchaço e na promoção de um bom funcionamento intestinal. Essa ação também pode ser aliada ao processo de emagrecimento, já que a bebida auxilia na redução da retenção de líquidos.
“É importante destacar que, assim como qualquer chá, o consumo isolado não é responsável pela perda de peso. Para obter resultados efetivos, é fundamental que o consumo do chá seja associado a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável”, explica a nutricionista.
Como preparar o chá de seriguela:
- Ferva cerca de 10 g da casca da seriguela em 500 ml de água por 5 a 10 minutos.
- Deixe amornar.
- coe e consuma.
A nutricionista alerta: “Embora seja uma bebida natural, o chá de seriguela deve ser consumido com moderação. Pessoas com pressão baixa devem ter cautela, pois o efeito diurético pode intensificar a redução da pressão arterial”.
Além disso, gestantes e lactantes também devem consultar um profissional de saúde antes de incluir o chá na rotina.