body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Venezuela x Colômbia: quem é “dono” das arepas? Entenda a disputa

A origem da receita causa polêmica entre as diferentes culturas, que alegam a criação da arepa em seus territórios

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de pessoa preparando arepa
1 de 1 Imagem colorida de pessoa preparando arepa - Foto: Getty Images

Um prato que tem se popularizado em diversos cantos do Brasil é a arepa. Seja acompanhando carnes ou sopas, com ou sem recheio, é inegável a popularização desse alimento feito à base de milho. Contudo, a origem do quitute tem causado uma disputa entre Colômbia e Venezuela.

De acordo com o chef venezuelano Franlis Anghely Manrriquez Seijas, a polêmica envolvendo o preparo é mais do que antiga. Tudo teria começado na Grã-Colômbia, quando os países da Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá eram um só. Naquela época, as arepas faziam parte da alimentação dos cidadãos de toda a região.

Durante a separação desses territórios, elementos comuns foram mantidos, outros, alterados. Enquanto o Equador e o Panamá não entraram na “briga” da arepa, os outros dois países reivindicam o alimento como prato típico. “Digamos que ela é de todos”, brinca Seijas, que também é proprietário do Sabor Venezolano, restaurante localizado na Vila Planalto, em Brasília.

Apesar disso e, principalmente, depois de estudar e discutir com compatriotas, Seijas chegou à conclusão que o grupo originário Timoto-cuicas — em tese, os criadores da arepa — residiram no território da atual Venezuela. O chef conta que o prato faz parte da dieta dos latinos, sendo muito comum em refeições como jantar e café da manhã.

pessoa segurando a bandeira da Colômbia
Para os colombianos, as arepas correspondem ao país

A receita é ada de geração em geração. Segundo o profissional, ele aprendeu o preparo com a mãe. Hoje, os venezuelanos, inclusive, fazem questão de levar o prato para outros países. “Onde vamos, para qualquer lugar do mundo, nós levamos a arepa”, afirma.

Quem também acredita que o alimento pertence aos dois países é a chef venezuelana Ana Carrillo, do Boa Cozinha Colombiana, foodtruck especializado em preparos da Colômbia. Contudo, existem diferenças.

“Claro, cada um tem a sua forma de preparo, mas a essência é a mesma”, descreve.

Da prática para a história

Historicamente falando, a arepa é um alimento criado por grupos originários que circulavam pelas regiões que, hoje, delimitam os territórios venezuelano e colombiano. Segundo o historiador Rodrigo Rainha, o preparo vem do uso e desenvolvimento do milho. Naquela época, o consumo estava atrelado a momentos de congregar e celebrar colheitas.

bandeira da Venezuela
O preparo faz parte da alimentação dos venezuelanos

Rainha explica que os encontros desses diferentes povos gerou diferentes traços, que marcaram os territórios. “Mas de qual dos dois a arepa é original? De nenhum dos dois. Porque, quando esses grupos estavam lá, não existia nem a Venezuela, nem a Colômbia”, brinca o professor da Estácio.

De acordo com o historiador, a arepa era comum tanto entre os Timoto-cuicas, quanto entre os Zenús, que viviam majoritariamente na região da Colômbia. Por ser feita à base de milho, a massa é de fácil circulação, o que facilitava que os povos originários conseguissem carregar e armazenar o alimento e migrar para diferentes regiões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?