body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bolsonaro, o morto-vivo, busca uma imagem que incute medo à justiça

Ai de ti, Copacabana!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro participa de ato de 7 de setembro na praia de Copacabana 12
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro participa de ato de 7 de setembro na praia de Copacabana 12 - Foto: Reprodução

No início deste mês, a jornalistas que o assediaram no aeroporto de Brasília, Bolsonaro disse: “Só depois de morto indico outro candidato [à presidência da República nas eleições de 2026]”. Juridicamente, ele já está perto de morrer e não se conforma.

Condenado duas vezes à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2023, o Supremo Tribunal Federal parece pronto para condenar Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta da democracia e organização criminosa.

A denúncia de tais crimes feita pela Procuradoria-Geral da República será acolhida nos próximos dias 25 e 26, e tudo indica que por unanimidade pela Primeira Turma do tribunal. O julgamento deverá terminar até o final deste ano.

Uma vez condenado a uma pena de 30 a 40 anos, ele será preso e sua inelegibilidade aumentará exponencialmente. Somente poderá ser solto e candidato a um posto eletivo se for anistiado ou indultado por um presidente da República seu amigo.

A anistia que o beneficia e aos demais acusados pelos mesmos crimes depende da aprovação do Congresso. Lula a vetará e o Congresso derrubará o veto. Caberá ao Supremo a última palavra. Mas, e se Lula decidir respeitar a decisão do Congresso?

Nas contas de Lula, enfrentar Bolsonaro não lhe faria mal. Ele acredita que poderia derrotá-lo outra vez, atraindo parte dos votos da chamada direita civilizada, como aconteceu em 2022. Ocorre que a anistia ou o indulto é a única saída que resta a Bolsonaro.

Que tal esse cenário? É por isso que logo mais à tarde, no Rio de Janeiro, Bolsonaro pretende dar sua primeira demonstração de força desde que retornou dos Estados Unidos ao Brasil depois do golpe mal sucedido em 8 de janeiro de 2023.

Bolsonaro está em busca da imagem de uma multidão que impressione e incute medo à justiça e nos que aspiram a substitui-lo no comando da direita e da extrema-direita. É vital para ele mostrar que não perdeu apoio popular.

Se o comício em Copacabana for um sucesso, outros haverão de ser promovidos país afora. Em 2018, antes de ser condenado e preso, Lula peregrinou por vários Estados para fazer sua defesa prévia. Bolsonaro adotará a mesma receita. A não ser…

A não ser que, em desespero, se precipite e fuja do país. Ou que peça asilo político em uma embaixada. Na época em que se definia como “imorrível, imbrochável e incomível”, Bolsonaro disse que jamais se deixaria prender. Quando militar, foi preso e não gostou.

 

Todas as colunas do Blog do Noblat

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?