body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula tinha razão sobre a guerra Rússia x Ucrânia, mas apanhou feio

Agora, os bolsonaristas guardam silêncio sobre o que Trump fez com Zelensky

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e Zelensky - Metrópoles
1 de 1 Lula e Zelensky - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O que Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, falou outro dia sobre Lula ele não teria coragem de repetir hoje sobre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Lula sugeriu que Zelensky e Vladimir Putin, presidente da Rússia, negociassem o fim da guerra. Trump simplesmente excluiu Zelensky das negociações com Putin.

Confira o que Zelensky disse sobre Lula em entrevista recente ao Metrópoles:

Confira o que Zelensky ouviu de Trump e do seu vice, JD Vance, na Casa Branca, antes de ser  despejado de lá:

Recapitulemos as principais falas de Lula sobre a guerra:

  • Maio de 2022, antes de se eleger presidente, em entrevista à revista americana Time

“Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os EUA e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a Otan? Os EUA e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na Otan’. Estaria resolvido.”

  • Janeiro de 2023, ao receber em Brasília o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz

“Acho que nossos amigos chineses têm um papel muito importante. Quero conversar sobre isso com o presidente Xi Jinping. Está na hora de a China colocar a mão na massa.”

  • Fevereiro de 2023, em entrevista à CNN

“Foi um equívoco, um erro histórico da Rússia invadir o território da Ucrânia. Precisa ter alguém para dizer: ‘Gente, vamos parar e conversar’, e não tem ninguém fazendo isso.”

  • Abril de 2023, durante café da manhã com jornalistas em Brasília

“A Rússia não pode ficar com o terreno da Ucrânia ocupado durante a invasão, mas Zelensky não pode também ter tudo o que ele pensa que vai querer.”

  • Abril de 2023, em viagem oficial à China, dirigindo-se aos Estados Unidos

“Parem de incentivar a guerra. Quem é que não está na guerra que pode ajudar a acabar com ela? Somente quem não está defendendo a guerra é que pode criar uma comissão e discutir o fim dessa guerra.”

  • Abril de 2023, em rápida agem por Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos

“Putin não toma a iniciativa de parar. Zelensky não toma a iniciativa de parar. A Europa e os EUA continuam contribuindo para a continuação dessa guerra. Temos que nos sentar à mesa e dizer para eles: ‘Basta’.”

  • Junho de 2024, em viagem à Suíça

“Eu não faço defesa do Putin. O Brasil foi o primeiro país a criticar a Rússia pela invasão do país. O que eu não faço é ter lado, o meu lado é a paz. O Brasil tem uma posição definida: estamos dispostos a participar de qualquer reunião que discuta a paz, se tiver os dois conflitantes na mesa, porque senão não é possível discutir a paz.”

À época, a imprensa brasileira bateu forte em Lula porque ele estava viajando muito ao exterior e, supostamente, tinha tomado partido da Rússia. Os bolsonaristas exultaram com as críticas, fingindo-se esquecidos de que Bolsonaro viajou a Moscou para confraternizar com Putin às vésperas da invasão da Ucrânia.

Agora, os bolsonaristas guardam silêncio sobre o que Trump fez com Zelensky e está prestes a fazer com a Ucrânia. E esperam que ele faça algo parecido com Lula e o Brasil. Só não dizem o que poderia ser para não serem acusados de falta de patriotismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?