body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vídeo. Além do DF, “bola de fogo” cruza os céus de parte do Brasil

Especialistas apontam que luz brilhosa, radiante e veloz que cruzou céus em território nacional é lixo espacial, detrito de um foguete

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Imagem colorida, "bola de fogo" cruzou alguns estados do Brasil- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, "bola de fogo" cruzou alguns estados do Brasil- Metrópoles - Foto: Reprodução/X

Semelhante a uma bola de fogo, com luz radiante, brilhosa e intensa, um detrito espacial chamou a atenção ao cruzar os céus de parte do Brasil na noite dessa quarta-feira (14/5). Além do Distrito Federal, moradores de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins registraram imagens do objeto cósmico, que se trata de um lixo espacial.

A constatação é de especialistas da Rede Brasileira de Monitoramento desse fenômeno (Bramon). O grupo detalhou, ainda, que as pessoas viram um estágio do foguete Falcon 9 , da Space X, de Elon Musk — uma parte que se separou da astronave durante o voo —, lançado em 2014 e que foi deixado em órbita de geotransferência.

Veja vídeos:

“A partir da análise dos dados e da comparação com objetos em órbita com previsão de reentrada, a Bramon identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada é o corpo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, identificado pelo Norad 40108″, informou a Bramon.

Segundo o grupo, “este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico.”

“Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira”, detalhou a Bramon.

O astrônomo e astrofísico britânico-americano, que trabalha no Centro de Raios X Chandra do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, fez um post no X também conformou que o lixo espacial era o segundo estágio do foguete Falcon 9, lançado em 2014.

O dono do Space Tpoday, o cientista Sérgio Sacani, explicou que o foguete demorou 11 anos para reentrar na Terra, pois estava muito longe em termos de geotransferência do planeta.

Nos vídeos, é possível perceber internautas entusiasmados com o lixo espacial e sua luz brilhosa.

Algumas sugestões do que era o objeto foram apontadas: “É uma estrela cadente? Que chique”, disse um dos espectadores do lixo espacial.  “Vai explodir alguma coisa”, “É um meteoro? Que trem doido”, afirmaram outros internautas.  “Dessa eu nunca vi moçada, ó o tamanho desse troço”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?