body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Como nascem as estrelas? Conheça etapas do processo e tempo de duração

A formação de uma estrela pode acontecer em qualquer região do universo. Entenda o processo e quanto tempo ele demora

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de céu estrelado - Metrópoles
1 de 1 Foto de céu estrelado - Metrópoles - Foto: Getty Images

Você já se perguntou como surgem aquelas luzes brilhantes no céu à noite? As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira no espaço, em um processo que pode levar milhões de anos.

De acordo com o astrônomo Adriano Leonês, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), o processo de formação das estrelas pode começar em qualquer região do universo onde haja nuvens nebulosas, compostas por gás, poeira e plasma.

“Essas nebulosas, que podem ser comparadas às nuvens vistas da Terra, começam a girar devido à força de atração gravitacional. À medida que a matéria se concentra, a pressão e a temperatura aumentam, formando um vórtice. Com o tempo, gera-se uma reação nuclear no centro da nebulosa e assim nasce uma estrela”, conta Leonês.

O astrofísico Adam Smith Gontijo, professor dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software na Universidade Católica de Brasília, acrescenta que as estrelas surgem dentro das chamadas nuvens moleculares. “Essas são concentrações densas de gás e poeira interestelar, também conhecidas como berçários estelares. A nebulosa de Órion, por exemplo, é uma dessas regiões que pode ser vista a olho nu”.

Gontijo destaca que essas regiões são extremamente frias, com temperaturas de -253ºC, fazendo com que os átomos se juntem para formar moléculas. Quando a densidade da nuvem atinge o limite, ela entra em colapso devido à própria gravidade, o que dá início à formação de uma estrela.

2 imagens
Berçário estelar no complexo de nuvens Rho Ophiuchi
1 de 2

Nebulosa de Órion

NASA/ESA
2 de 2

Berçário estelar no complexo de nuvens Rho Ophiuchi

ESA

Esse processo de formação, segundo Leonês, pode levar até 100 mil anos para começar, desde o momento em que a nuvem começa a se concentrar. No entanto, a fase de evolução inicial da estrela pode durar de 1 a 10 milhões de anos.

Durante esse período, a temperatura e a pressão aumentam significativamente, e as reações de fusão termonuclear começam no centro da estrela. Isso resulta em uma emissão contínua de luz e energia, marcando o início da vida do astro.

Assim, a estrela a a brilhar, e atinge diferentes estágios ao longo da vida, dependendo de sua massa e das condições em que se encontra.

Quanto tempo dura a vida de uma estrela?

A massa de uma estrela não só define sua forma e tamanho, mas também determina quanto tempo ela viverá e o destino que terá. Segundo o astrônomo Leonês, a quantidade de massa gerada a partir da nebulosa que originou o astro é essencial para traçar a evolução e longevidade dele.

“A massa de uma estrela depende exclusivamente da massa inicial gerada a partir da nuvem molecular que a formou. Se for pequena, resultará em um astro pequeno. Se for muito grande, vai gerar uma estrela maior”, explica Leonês.

Estrelas pequenas têm vida longa, podendo durar entre 10 bilhões e 15 bilhões de anos. Isso ocorre porque elas consomem seu combustível de maneira mais lenta, prolongando a existência. Já os astros maiores, acabam consumindo o material de forma muito mais rápida, o que reduz drasticamente o tempo de vida.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?