Como nascem as estrelas? Conheça etapas do processo e tempo de duração
A formação de uma estrela pode acontecer em qualquer região do universo. Entenda o processo e quanto tempo ele demora
atualizado
Compartilhar notícia

Você já se perguntou como surgem aquelas luzes brilhantes no céu à noite? As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira no espaço, em um processo que pode levar milhões de anos.
De acordo com o astrônomo Adriano Leonês, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), o processo de formação das estrelas pode começar em qualquer região do universo onde haja nuvens nebulosas, compostas por gás, poeira e plasma.
“Essas nebulosas, que podem ser comparadas às nuvens vistas da Terra, começam a girar devido à força de atração gravitacional. À medida que a matéria se concentra, a pressão e a temperatura aumentam, formando um vórtice. Com o tempo, gera-se uma reação nuclear no centro da nebulosa e assim nasce uma estrela”, conta Leonês.
O astrofísico Adam Smith Gontijo, professor dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software na Universidade Católica de Brasília, acrescenta que as estrelas surgem dentro das chamadas nuvens moleculares. “Essas são concentrações densas de gás e poeira interestelar, também conhecidas como berçários estelares. A nebulosa de Órion, por exemplo, é uma dessas regiões que pode ser vista a olho nu”.
Gontijo destaca que essas regiões são extremamente frias, com temperaturas de -253ºC, fazendo com que os átomos se juntem para formar moléculas. Quando a densidade da nuvem atinge o limite, ela entra em colapso devido à própria gravidade, o que dá início à formação de uma estrela.
Esse processo de formação, segundo Leonês, pode levar até 100 mil anos para começar, desde o momento em que a nuvem começa a se concentrar. No entanto, a fase de evolução inicial da estrela pode durar de 1 a 10 milhões de anos.
Durante esse período, a temperatura e a pressão aumentam significativamente, e as reações de fusão termonuclear começam no centro da estrela. Isso resulta em uma emissão contínua de luz e energia, marcando o início da vida do astro.
Assim, a estrela a a brilhar, e atinge diferentes estágios ao longo da vida, dependendo de sua massa e das condições em que se encontra.
Quanto tempo dura a vida de uma estrela?
A massa de uma estrela não só define sua forma e tamanho, mas também determina quanto tempo ela viverá e o destino que terá. Segundo o astrônomo Leonês, a quantidade de massa gerada a partir da nebulosa que originou o astro é essencial para traçar a evolução e longevidade dele.
“A massa de uma estrela depende exclusivamente da massa inicial gerada a partir da nuvem molecular que a formou. Se for pequena, resultará em um astro pequeno. Se for muito grande, vai gerar uma estrela maior”, explica Leonês.
Estrelas pequenas têm vida longa, podendo durar entre 10 bilhões e 15 bilhões de anos. Isso ocorre porque elas consomem seu combustível de maneira mais lenta, prolongando a existência. Já os astros maiores, acabam consumindo o material de forma muito mais rápida, o que reduz drasticamente o tempo de vida.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!