Chia ou linhaça: nutricionista revela a opção mais saudável
Sementes conhecidas por serem ricas em nutrientes, a chia e a linhaça oferecem diversos benefícios para a saúde; confira
atualizado
Compartilhar notícia

As sementes não costumam ser consideradas tão importantes na hora de montar a refeição, mas elas são verdadeiros superalimentos, especialmente a chia e a linhaça. Ricas em nutrientes, elas oferecem diversos benefícios para a saúde, mas cada uma proporciona vantagens particulares para o organismo.
De acordo com Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles, ambas as sementes são ricas em fibras, ômega 3, proteínas e antioxidantes. “Ajudam a regular o intestino, contribuem para o controle da saciedade, da glicemia e do colesterol, além de apoiarem a saúde cardiovascular e cerebral”, destaca.
Semente de chia ou de linhaça: qual é mais saudável?
Apesar das duas opções serem extremamente benéficas para a saúde, Juliana Andrade destaca a linhaça dourada em termos de densidade nutricional. “Especialmente pela quantidade de lignanas — compostos antioxidantes com efeito anti-inflamatório e potencial protetor contra alguns tipos de câncer.”
No entanto, a chia pode ser uma opção mais prática. Segundo a nutricionista, a semente não precisa ser triturada para que seus nutrientes sejam absorvidos, o que a torna mais versátil.
Como incluir sementes na dieta
Juliana Andrade indica utilizar o café da manhã para comer mais sementes. “Uma a duas colheres de sopa podem ser adicionadas ao iogurte, vitaminas, frutas amassadas, panquecas ou mingaus”, recomenda.
Além disso, a nutricionista destaca a receita de pudim de chia, que consiste em misturar um copo de leite vegetal com 3 colheres de sopa de chia. Em seguida, deve-se reservar em um pote e deixar na geladeira até que a semente hidrate e fique com consistência gelatinosa. “Com pequenas quantidades diárias, já é possível obter bons resultados”, afirma.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram