Nutri indica os 4 melhores chás para aliviar os sintomas da menopausa
Nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade compartilhou com a coluna os quatro melhores chás para aliviar os sintomas da menopausa
atualizado
Compartilhar notícia

Ondas de calor, suores noturnos, cansaço e oscilações de humor são alguns dos sintomas mais comuns da menopausa — fase natural das mulheres em que há a interrupção definitiva da ovulação. Essa transição hormonal, que pode ocorrer entre 45 e 55 anos, impacta significativamente o bem-estar feminino. Felizmente, existem alguns métodos naturais capazes de amenizar os efeitos, entre eles, os chás anti-inflamatórios e calmantes.
Para entender melhor sobre o processo que sensibiliza o corpo e o metabolismo das mulheres, a coluna recorreu à nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade. A especialista explicou como as infusões podem ter um papel terapêutico para auxiliar tanto no equilíbrio hormonal quanto no alívio dos desconfortos típicos da menopausa.
Entenda
- Essa fase, que engloba a perimenopausa, a menopausa e a pós-menopausa, é um processo e acontece de forma gradual, podendo durar entre cinco e 10 anos.
- É na perimenopausa que os ovários começam a diminuir a produção de estrogênio e progesterona, hormônios importantes para a regulação do ciclo menstrual e outras funções do organismo.
- De acordo com Juliana, essa redução hormonal afeta diretamente a distribuição da gordura corporal, favorecendo o acúmulo de gordura abdominal, e pode levar à perda de massa muscular.
- Diante dos sintomas, como ondas de calor, suadores, oscilações de humor e metabolismo mais lento, a expert reforça que há soluções que podem sem aplicadas no dia a dia para diminuir o mal-estar. Sendo elas: a adoção de uma dieta anti-inflamatória e funcional, composta por alimentos ricos em ômega 3, antioxidantes, fibras e proteínas magras, além, é claro, dos chás anti-inflamatórios.
Chás são aliados para aliviar os desconfortos da menopausa
Quando se trata de ervas e especiarias usadas nas infusões, Juliana Andrade reforça que é importante estar atenta às propriedades dos ingredientes na hora de escolher qual chá poderá servir como um verdadeiro “remédio natural”.
A expert destaca o chá de amora como um dos mais eficazes. “Essa infusão conta com propriedades que ajudam a equilibrar os níveis hormonais e aliviar os calafrios e suores noturnos”, revela Juliana Andrade.

A especialista também destaca outros três chás interessantes para driblar os sintomas da interrupção definitiva da ovulação.
Confira!
1. Chá de camomila

Reconhecida pelo efeito calmante, a camomila é ideal para aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, problemas comuns nessa fase. A planta também contribui para a digestão e o relaxamento muscular.
2. Chá de sálvia

Tradicionalmente usado para reduzir os suores excessivos e ondas de calor, o chá de sálvia tem propriedades refrescantes e ajuda a regular a temperatura corporal.
3. Chá de erva-doce

Com efeito digestivo, o chá de erva-doce auxilia no controle de cólicas, gases e inchaços, comuns durante o período. Outro ponto-chave da infusão é de ter ação calmante, sendo útil para momentos de irritabilidade.
Cuidados e alertas

A especialista em nutrição clínica funcional ainda destaca que não é só a inclusão de chás na rotina que irá garantir uma melhora significativa da qualidade de vida durante essa fase, é preciso aliar o hábito a uma alimentação saudável e prática de exercícios.
Vale lembrar que as mulheres precisam manter um acompanhamento médico para entender quais são as melhores estratégias para ar por esse período de forma saudável e sustentável.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.