Dona da Gucci, Kering perde R$ 17 bilhões em ações após nomear Demna
O anúncio do novo diretor criativo da casa de moda italiana foi feito na última quinta-feira (13/3)
atualizado
Compartilhar notícia

As ações da Kering, holding sa de luxo, registraram uma queda de 12% na última sexta-feira (14/3) após o anúncio de que Demna Gvasalia assumirá o cargo de diretor criativo da Gucci, que faz parte do leque de marcas que a Kering é dona. O designer, que esteve à frente da Balenciaga por quase uma década, substituirá Sabato De Sarno, cuja saída foi comunicada no mês ado.

Entenda o que aconteceu com a Gucci:
- Demna assume oficialmente o cargo de diretor criativo da Gucci em julho de 2025.
- Após o anúncio, as ações da Kering caíram 12% – maior desvalorização diária desde 2008.
- A escolha de Demna também gerou incerteza entre internautas, após diversas polêmicas envolvendo o estilista.
A movimentação ocorre em um momento crítico para a Gucci, que enfrenta uma queda significativa nas vendas e uma desaceleração no mercado chinês, um dos principais consumidores da grife. A escolha de Demna, conhecido por uma abordagem disruptiva — e também polêmica —, sugere uma aposta da Kering em um novo direcionamento para a casa de moda italiana.

A nomeação, no entanto, gerou incertezas entre investidores e analistas. A forte queda no valor das ações da Kering representa a maior desvalorização diária da empresa desde 2008, segundo a Reuters.
Nas redes sociais, a decisão também dividiu opiniões, já que Demna esteve envolvido em uma polêmica campanha publicitária na Balenciaga em 2022, que gerou forte repercussão negativa para a marca. Isso porque o trabalho do diretor criativo foi relacionado a referências de pedofilia, com ursos de pelúcia sadomasoquistas ao lado de crianças na campanha.

François-Henri Pinault, presidente e CEO da Kering, defendeu a escolha de Demna, destacando a contribuição do designer para a moda e o impacto positivo que ele teve na Balenciaga: “Seu poder criativo é exatamente o que a Gucci precisa neste momento”, declarou em comunicado à imprensa.
A expectativa agora gira em torno da próxima coleção da Gucci sob o comando de Demna. Como ele só assumirá oficialmente o cargo em julho de 2025, ainda não está claro se seu estilo será refletido no desfile da marca durante a Semana de Moda de Milão, em setembro deste ano, ou se será necessário esperar até 2026 para ver influência de Gvasalia.

Relembre algumas das polêmicas de Demna na Balenciaga: