Trump avança nas sanções a Moraes: “Grande chance”, diz secretário
O governo de Donald Trump avançou no plano de sanções ao ministro Alexandre de Moraes (STF): “Grande chance”, disse Rubio.
atualizado
Compartilhar notícia

O governo de Donald Trump avançou nas sanções ao ministro Alexandre de Moraes (STF). Questionado no Congresso dos Estados Unidos sobre a possibilidade de punir o magistrado com a severa Lei Magnistky, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que há “grande chance” de isso acontecer.
A informação de que a Casa Branca discutia sanções a Moraes foi revelada com exclusividade pela coluna em fevereiro. Há a possibilidade de mais autoridades brasileiras serem incluídas na lista após Alexandre. Antes disso, o Congresso dos Estados Unidos já havia avançado em um projeto de lei para impedir que Moraes tivesse visto para ingressar no país norte-americano, o que seria uma punição mais leve.
“Isso está sob análise neste momento há uma grande possibilidade de que aconteça”, respondeu Marco Rubio sobre a possibilidade de a Lei Magnitsky ser aplicada a Moraes. A medida impõe o bloqueio de bens e recursos dos sancionados no nos Estados Unidos e proíbe que empresas que atuem em solo norte-americano façam negócios com o alvo da sanção.
A afirmação de Marco Rubio ocorreu em resposta a um questionamento do deputado Cory Mills, do partido Republicano, durante audiência.
“O senhor está ciente da alarmante deterioração dos direitos humanos no Brasil. Temos observador uma censura generalizada e perseguição política contra toda a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns. O que estão fazendo agora é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Bolsonaro”, disse o parlamentar.
“Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil impactando indivíduos em solo norte-americano. Um artigo de 2023 do Financial Times tratou do assunto. O que o senhor pretende fazer? O senhor consideraria sancionar o ministro Alexandre de Moraes com a Lei Global Magnitsky">