Nem tudo é sobre sexo: como ter intimidade emocional com o parceiro
Intimidade emocional é uma conexão que se estabelece entre duas pessoas, e é baseada no respeito e na confiança
atualizado
Compartilhar notícia

Há vários termos que “assustam” quando o assunto em questão é relacionamento, e um deles é a “intimidade emocional” — e ela é bem diferente da física, que engloba a variedade de atividades que se pode fazer com um parceiro (sexo sendo a maior e mais comum).
A intimidade emocional envolve uma percepção de proximidade com o outro, compartilhamento de sentimentos pessoais e validação pessoal. A sexóloga e psicóloga especialista em relacionamento Bárbara Meneses destaca que ela acontece quando existe uma conexão mais profunda com outra pessoa.
“É uma relação de transparência que tem abertura para diálogo, que tem respeito nesse diálogo, em que você não precisa ficar pensando no que você vai falar, se a outra pessoa vai entender ou vai se magoar, porque você sabe que tem a abertura para falar sobre o que quiser”, comenta.
Como conquistá-la?
Se você sente que o seu relacionamento até está “caminhando”, mas falta intimidade emocional, há maneiras de contornar.
“Não tem como fazer isso sem diálogo. Precisa ser um diálogo aberto, franco e respeitoso”, destaca. “Uma das coisas mais importantes é o tempo de qualidade, porque, algumas vezes, o casal até está junto no mesmo espaço, mas não coloca esforço em, de fato, estar um com o outro.”
Bárbara sugere algumas ideias: fazer uma aula de dança, cozinhar juntos, ear com os cachorros juntos… Ou seja, ter um momento do casal. “A rotina maluca do dia a dia, com trabalho, casa e filhos, pode acabar engolindo o casal.”
Mesmo assim, a profissional salienta que precisa ser um momento de foco na relação, “ para olhar nos olhos, para lembrar por que estamos tão juntos, para falar das coisas tão boas ou não, é um não deixar que os problemas se acumulem.”