Marcelo Rubens Paiva lembra da luta de Eunice pelos povos originários
Na palestra A História Por Trás de Ainda Estou Aqui, o escritor relembra os dramas, o afeto e as lutas políticas da família
atualizado
Compartilhar notícia

Em 29 de abril, o Metrópoles Talks convida o escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva para contar a emocionante vivência da família, marcada pela luta política, pela ausência e pela força do afeto. Inclusive, muito mais será contado sobre a mãe dele, Eunice Paiva, personagem central de Ainda Estou Aqui.
“A minha mãe foi uma viúva um pouco excluída do grupo social a que pertencia, as pessoas tinham medo de se ver envolvidas. ou a ser amiga de outras pessoas excluídas, outras viúvas, mulheres separadas, divorciadas e lésbicas”, conta o filho sobre como os fatos ocorridos com o pai, o deputado federal Rubens Paiva, afetaram a família, e principalmente Eunice.
Contudo, segundo ele, entre as amizades, a mãe conhecia antropólogas como Betty Mindlin e Manuela Carneiro da Cunha, que a alertaram sobre a questão dos Pataxós. “E minha mãe associou a tese do usucapião com o direito à terra indígena e começou, ainda antes da Constituinte, a entrar com ações civis para a demarcação de terras.”
“Depois, todas as conquistas da minha mãe foram destruídas no governo Bolsonaro. Ela morreu poucos dias antes de ele tomar posse. Foi uma coisa muito emblemática”, recorda o escritor.
Com inteligência, sensibilidade e bom humor, no talk “A História Por Trás de Ainda Estou Aqui”, o autor conduzirá a plateia a uma reflexão profunda sobre identidade, superação e a Ditadura Militar que ocorreu no país.
Será uma palestra tocante e provocadora, que mistura memória pessoal e coletiva para nos lembrar da importância de seguir em frente — mesmo diante das maiores ausências.
Metrópoles Talks
Outros grandes nomes já estiveram presentes no projeto de palestras do Metrópoles. Em março, a campeã mundial, finalista olímpica e empresária Hortência compartilhou insights importantes sobre comprometimento, preparação, concentração e foco.
Em dezembro, a fisioterapeuta, sexóloga, especialista em sexualidade feminina e youtuber Cátia Damasceno compartilhou os bastidores de décadas de atendimentos no consultório e trouxe histórias com as quais muitas pessoas se identificam.
Em outubro, a médica Ana Claudia Quintana Arantes convidou o público a refletir sobre a jornada da vida sob um ângulo surpreendente; já o advogado Samer Agi contou os segredos para criar um discurso que conecta a audiência ao orador.
Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, foi a vez de o navegador Amyr Klink promover uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela felicidade em meio às tempestades da vida.
Marcelo Rubens Paiva em Brasília
Palestra: A História Por Trás de Ainda Estou Aqui
Data e horário: 29 de abril (terça-feira), às 20h
Local: Ulysses Centro de Convenções
Onde comprar: Bilheteria Digital