body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em 3 anos, população em situação de rua cresce quase 20% no DF

Estima-se que, atualmente, 3.521 pessoas vivam assim no Distrito Federal. Houve aumento de 19,4% desde a última pesquisa, em 2022

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Moradores de rua se protegem da baixa temperatura, após defesa Civil emitir alerta para onda de frio no Distrito Federal Metrópoles
1 de 1 Moradores de rua se protegem da baixa temperatura, após defesa Civil emitir alerta para onda de frio no Distrito Federal Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, na manhã desta terça-feira (29/4), dados do 2° Censo Distrital da População em Situação de Rua do DF. Estima-se que, atualmente, 3.521 pessoas vivam assim no Distrito Federal.

Os dados indicam um aumento de 19,4% desde a divulgação da última pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) em 2022. À época, havia cerca de 3 mil pessoas vivendo nas ruas da capital da República.

“É um aumento aquém do que nós esperávamos. Desde março de 2024, temos ações contínuas e diárias na rua para que a gente possa ofertar e mostrar para essa população oportunidades e condições para ela sair da situação em que se encontra”, disse o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Segundo o secretário, o primeiro pernoite para pessoas em situação de rua no DF será inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano, no Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (Saan). Há ainda outros dois espaços em planejamento.

Gustavo Rocha também destacou que as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) estabeleceram uma parceria para garantir que 2% das vagas de trabalho em licitações de serviços e obras públicas distritais sejam destinadas a esse público.

Também participaram da divulgação a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, e o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino.

Levantamento no DF

A pesquisa percorreu todas as regiões istrativas do DF para mapear o perfil e as necessidades das pessoas em situação de rua. O levantamento utiliza um questionário estruturado para coletar dados essenciais que servem de base para elaborar e implementar políticas públicas.

Entre as informações levantadas estão dados sociodemográficos, como sexo de nascimento, orientação sexual, raça/cor, data de nascimento ou idade, tempo em situação de rua, presença de crianças sob sua responsabilidade, histórico de residência no DF, nacionalidade e situação migratória, vínculo com moradia fixa, além de benefícios governamentais recebidos.

O estudo aponta que o perfil médio da população em situação de rua no DF continua predominantemente composto por homens (82%), pessoas negras ou pardos (81%), pessoas adultas na faixa etária de 31 a 49 anos (52%) e provenientes de outras regiões do Brasil (63%).

A pesquisa também observou uma diminuição de 52% da proporção de crianças e adolescentes em situação de rua, em comparação com o censo de 2022.

O Plano Piloto é a região istrativa com maior concentração da população de rua (25,4%), seguida por Ceilândia (20,4%), Taguatinga (8,7%) e São Sebastião (7,2%).

Os dados revelam que 69% das pessoas em situação de rua dormiram na rua na noite da pesquisa, enquanto 21% ficaram em serviços de acolhimento e 6% em comunidades terapêuticas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?