body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em agendas na China, Lula se reúne nesta 3ª com presidente Xi Jinping

Comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reforçado acordos comerciais em viagem à China, segunda do mandato do petista

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Foto colorida de Lula e Xi Jinping - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lula e Xi Jinping - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta terça-feira (12/5), com o presidente chinês Xi Jinping. O petista cumpre agendas na China para ampliar a relação comercial entre os dois países, e já anunciou R$ 27 bilhões em investimentos de empresas chinesas.

A previsão é de que Lula participe nesta terça do Quarto Fórum da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) – China. Além disso, também tem reunião bilateral marcada com Xi Jinping junto ao presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, e ao primeiro-ministro do país, Li Qiang.

Há a expectativa de de 16 atos de cooperação, entre protocolos, anúncios e memorandos de entendimento. Outros 32 textos estão em negociação entre os dois países. Também há a expectativa de uma declaração conjunta dos governos, defendendo o multilateralismo, a reforma da governança global e soluções pacíficas para conflitos em curso ao redor do mundo.

“Brasil e China compartilham interesses e apresentam convergências em tópicos regionais e multilaterais, na ONU, OMC, G20 e BRICS. O relacionamento bilateral beneficia-se de alto nível de institucionalização, é mutuamente benéfico e contribui para a busca da estabilidade no plano global”, informou o Itamaraty, em nota sobre a visita de Estado.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) ressaltou que as agendas na China “apresentam resultados concretos da cooperação multidimensional sino-brasileira” em setores prioritários como finanças, infraestrutura, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, transição energética, ciência, tecnologia e inovação.

11 imagens
Lula e a primeira-dama Janja em visita à China
Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontraram em Pequim, em abril
1 de 11

Presidentes Lula (Brasil) e Xi Jinping (China) assinam 37 acordos bilaterais. Declaração conjunta abre crise com Taiwan

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 11

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 11

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 11

Lula e a primeira-dama Janja em visita à China

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 11

Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontraram em Pequim, em abril

Ricardo Stuckert/Presidência da República
7 de 11

Lula e Xi Jinping, em viagem do brasileiro à China

Ricardo Stuckert/Presidência da República
8 de 11

Presidente esteve reunido com executivos da montadora GWM

Ricardo Stuckert / PR
9 de 11

Chegada do presidente Lula à China

Ricardo Stuckert / PR
10 de 11

Lula recebe homenagem de representantes da GAC

Ricardo Stuckert / PR
11 de 11

Presidente firmou parceria com a estatal Windey Technology

Ricardo Stuckert / PR

Em participação no Fórum Empresarial Brasil-China nessa segunda (12/5), Lula voltou a defender o multilateralismo e fazer críticas às políticas protecionistas do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos.

“Não existe saída para um país sozinho. É preciso que a gente tenha consciência de que precisamos trabalhar juntos. É por isso que não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite. Porque o multilateralismo depois da Segunda Guerra Mundial foi o que garantiu todos esse anos de harmonia entre os estados. Não foi o protecionismo”, destacou o presidente.

Este é terceiro encontro entre os presidentes desde 2023. Lula foi a Pequim em abril de 2023, onde assinou diversos acordos bilaterais de comércio. No ano ado, recebeu o presidente chinês Xi Jinping em Brasília, logo depois da reunião do G20 no Rio de Janeiro, em novembro.

Na semana ada, Lula visitou também a Rússia, onde se reuniu com o presidente Vladimir Putin e participou das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?