body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Merz: “Forças Armadas alemãs serão as mais fortes da Europa”

Perante o parlamento, novo chanceler federal alemão afirma que fortalecer a Bundeswehr é a prioridade de seu governo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maja Hitij/Getty Images
Imagem colorida de Friedrich Merz, chanceler da Alemanha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Friedrich Merz, chanceler da Alemanha - Metrópoles - Foto: Maja Hitij/Getty Images

Em sua primeira declaração de governo perante o Bundestag (Parlamento alemão), o chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, disse nesta quarta-feira (14/5) que quer transformar as Forças Armadas do país (Bundeswehr) nas mais fortes da Europa.

“O governo federal fornecerá todos os meios financeiros necessários para que a Bundeswehr se torne convencionalmente as forças armadas mais fortes da Europa”, assegurou. “Queremos estar em condições de nos defender para que não tenhamos de nos defender”, enfatizou o chanceler federal alemão, porque a lição da guerra da Rússia na Ucrânia é que “a força dissuade os agressores” e “a fraqueza, pelo contrário, convida à agressão”.

Merz ressaltou que fortalecer a Bundeswehr é a prioridade máxima do seu governo, formado por uma coalizão de conservadores e social-democratas.

O novo chanceler dispõe de uma nova estrutura legal que permite ao governo gastar como nunca em defesa. Na reforma constitucional aprovada em março, o teto da dívida para todos os gastos militares que excedam 1% do PIB, aproximadamente 43 bilhões de euros, foi removido.

A Alemanha atingiu a taxa de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em gastos com defesa durante o mandato do ex-chanceler federal Olaf Scholz, antecessor de Merz. Essa é a porcentagem mínima exigida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O líder do novo governo alemão prometeu mantê-la

Apoio sem reservas à Ucrânia

Merz também reafirmou o apoio “sem reservas” da Alemanha à Ucrânia na guerra contra a Rússia. “Apoiamos firmemente a Ucrânia atacada”, declarou. Merz enfatizou que a Alemanha não entrará na guerra. “Mas também não somos terceiros indiferentes”, afinal, o que “está em jogo é nada menos que a ordem de paz” de todo o continente europeu.

Diante disso, afirmou Merz, a Europa deve, mais do que nunca, permanecer unida. Para isso, a Alemanha tomará iniciativas “para revitalizar os ideais europeus de liberdade e paz”, anunciou.

Segundo o chanceler, a Alemanha oferecerá “confiabilidade e previsibilidade” a nações parceiras e amigas, especialmente por meio de uma política externa e de segurança “que sirva a uma Europa forte”.

Ele disse contar com a estreita cooperação do presidente dos EUA, Donald Trump, nos esforços para acabar com a guerra na Ucrânia. É “de suma importância que o Ocidente não se deixe dividir”, destacou. Ele, portanto, “fará todos os esforços para continuar a alcançar a maior unidade possível entre os parceiros europeus e americanos”.

Infraestrutura e economia

Merz também dedicou boa parte de seu discurso à política interna, sobretudo a econômica e de imigração. Ele disse que o novo governo alemão quer estimular a economia com alívio fiscal, investimentos em infraestrutura e menos burocracia.

“Podemos, por meio de nossos próprios esforços, tornar-nos de novo um motor de crescimento para o qual o mundo olhe com iração”, disse Merz em sua primeira declaração governamental no Bundestag.

“Queremos apoiar a União Europeia na conclusão do maior número possível de novos acordos comerciais”, acrescentou. A Alemanha, ao contrário da França, pressiona pela conclusão das negociações de livre comércio com o Mercosul.

Merz apontou a infraestrutura como um dos principais problemas da economia alemã. “É por isso que estamos investindo em nossa infraestrutura, em boas estradas e trens pontuais, pelos quais a Alemanha já foi tão irada”, afirmou. Estão previstos até 150 bilhões de euros em investimentos públicos em infraestrutura, e o governo espera que haja também investimentos privados.

Leia mais notícias como esta em DW, parceiro de Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?