body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Putin corria o risco de ser preso caso fosse ao encontro de Zelensky

Desde 2023, Vladimir Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal de Haia sob acusações de crime de guerra

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Vladimir putin
1 de 1 Vladimir putin - Foto: Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, corria o risco de ser preso caso viajasse à Turquia para se reunir com Volodymyr Zelensky – o que não aconteceu. O líder russo é alvo de um mandado de prisão do Tribunal de Haia, sob acusação de crimes de guerra. Corte a qual o país governado por Recep Tayyip Erdogan reconhece a jurisdição e, por isso, tem obrigação de cumprir suas decisões.

Ainda que tenha sido o idealizador da rodada de negociações diretas entre Moscou e Kiev, em Instambul, Putin surpreendeu ao divulgar a delegação russa para a conversa. O presidente da Rússia não só desistiu de ir ao evento, como também enviou um grupo composto por autoridades do segundo escalão de seu governo.

O gesto irritou Zelensky, que decidiu cancelar sua participação na reunião de Istambul. O presidente ucraniano, no entanto, enviou uma delegação chefiada pelo ministro da Defesa do país, Rustem Umerov.

Risco de prisão

Desde 2023, Vladimir Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal de Haia, acusado de deportações ilegais de crianças da Ucrânia e crimes de guerra. A ordem tem impedido, até certo ponto, os compromissos internacionais do presidente da Rússia.

Ao todo, a Corte internacional é reconhecida por 123 países, entre eles o Brasil, que precisam cumprir suas decisões.

É o caso da Turquia, que teria que cumprir o mandado de prisão caso o presidente russo pisasse os pés no país, e extraditá-lo para julgamento no Tribunal de Haia, na Holanda.

Em outros momentos, Putin também cancelou a participação em eventos internacionais, como a cúpula dos Brics na África do Sul, em 2023; e a última cúpula do G20, realizada em 2024 no Brasil. Os dois países são signatários de Haia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?