body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Telescópio James Webb captura detalhes inéditos das auroras de Netuno

Nível de detalhes é o melhor já registrado até agora pelo supertelescópio. Sinais das auroras foram capturados inicialmente em 1989

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Auoras em netuno
1 de 1 Auoras em netuno - Foto: Reprodução

O supertelescópio espacial James Webb fez a captura com o melhor nível de detalhes até agora das auroras brilhantes de Netuno. As imagens foram divulgadas pela Nasa nessa quarta-feira (26/3) e os resultados foram publicados na revista científica Nature Astronomy.

Sinais dessas auroras foram detectados pela primeira vez em luz ultravioleta durante a agem da sonda Voyager 2, em 1989. Agora, o telescópio Webb registrou as luzes cintilantes de Netuno em luz infravermelha, fornecendo evidências diretas de sua existência.

O que são as auroras?

Em qualquer planeta, as auroras ocorrem quando partículas eletricamente carregadas vindas do espaço entram e colidem com moléculas na atmosfera, desencadeando uma série de reações que emitem luz.

Na Terra, as auroras tendem a ocorrer perto das regiões polares, produzindo os espetáculos conhecidos como luzes do Norte (aurora boreal) e do Sul (aurora austral).

Os cientistas estudam as auroras de Saturno e Júpiter há décadas, mas Netuno, o planeta mais distante do Sol, tem sido mais difícil de observar de perto.

De acordo com o cientista planetário da Universidade de Reading e coautor do novo estudo, James O’Donoghue, as auroras de Netuno ocorrem próximas às latitudes médias do planeta, e não nas regiões polares, devido às diferenças em seu campo magnético, que determinam a extensão dessas luzes.

Os pesquisadores também revelaram que a atmosfera de Netuno esfriou significativamente desde os anos 80, o que pode ter diminuído um pouco o brilho das auroras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?