body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Xi Jinping se juntará a Lula em visita à Rússia a convite de Putin

Viagem do líder chinês ocorrerá de 7 a 10 de maio. Xi Jinping, Lula e outros líderes mundiais participam de celebração do Dia da Vitória

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SERGEI ILNITSKY/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vladimir Putin e Xi Jinping China Rússia
1 de 1 Vladimir Putin e Xi Jinping China Rússia - Foto: SERGEI ILNITSKY/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Kremlin anunciou neste domingo (4/5) que o presidente da China, Xi Jinping, fará uma visita oficial à Rússia de 7 a 10 de maio, a convite do presidente Vladimir Putin. O líder chinês vai participar, junto com outros 20 líderes mundiais, das celebrações formais que marcam o 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio. A data celebra a rendição das tropas da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

“As conversações bilaterais que serão realizadas durante a visita se concentrarão nos aspectos centrais do avanço das relações Rússia-China, em termos de parceria abrangente e cooperação estratégica, bem como em questões urgentes das agendas internacional e regional”, informou o Kremlin.

Além disso, os dois líderes ão diversos documentos bilaterais, disse o governo russo, sem especificar temas.

Esta é a terceira visita de Xi à Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022. A última aconteceu em setembro de 2024. Já Putin visitou Pequim duas vezes: uma em outubro de 2023 e outra em maio de 2024.

6 imagens
Aliado da Rússia, o presidente chinês Xi Jinping não se pronunciou sobre a crise
China nega que pediu à Rússia para adiar invasão à Ucrânia até o fim das Olimpíadas
Presidente russo, Vladimir Putin e o presidente da China, Xi Jinping
1 de 6

Putin e Xi Jinping

Mikhail Svetlov/Getty Images
2 de 6

Aliado da Rússia, o presidente chinês Xi Jinping não se pronunciou sobre a crise

Mikhail Svetlov/Getty Images
3 de 6

Mikhail Svetlov/Getty Images
4 de 6

China nega que pediu à Rússia para adiar invasão à Ucrânia até o fim das Olimpíadas

Getty Images
5 de 6

Presidente russo, Vladimir Putin e o presidente da China, Xi Jinping

GettyImages
6 de 6

SERGEI ILNITSKY/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Lula também vai à Rússia e à China

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também vai participar das comemorações do Dia da Vitória em Moscou. A visita foi interpretada como um gesto de apoio ao governo de Vladimir Putin, em meio à guerra na Ucrânia.

Janja mostra desembarque em Moscou e visita ao Kremlin

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, chegou a convidar o presidente brasileiro para uma visita ao país de Volodymyr Zelensky. No entanto, o governo Lula aguarda um convite formal das autoridades ucranianas.

No sábado (10/5), o presidente Lula e sua comitiva deixam a Rússia e seguem para a China, onde o chefe do Executivo participa do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Pequim. Essa visita ao país asiático ocorre diante da escalada da guerra tarifária entre China e EUA. Os dois países se impam tarifas mútuas (145% e 125%, respectivamente).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?