3 chás com ervas brasileiras que ajudam a emagrecer e desintoxicar
Combinados com uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, os chás podem ajudar no emagrecimento; confira 3 receitas
atualizado
Compartilhar notícia

As vantagens de consumir chás são inúmeras. Alguns ajudam a acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de peso; outros têm efeito detox; e alguns unem os dois propósitos, por exemplo. O segredo está em escolher boas misturas, equilibrando sabores. Uma boa ideia também é apostar em ervas brasileiras.
A nutricionista Lety Gasparetto destaca que a biodiversidade brasileira é riquíssima. “Tem a camomila, que acalma; hortelã, que ajuda na digestão; capim-limão, ótimo para relaxar; erva-doce, que dá um “up” na digestão e reduz gases; e o gengibre, que é anti-inflamatório e aquece o corpo. Dá pra variar bastante”, comenta.
Além disso, a profissional acrescenta que os chás funcionam dando um “empurrãozinho” no metabolismo, reduzindo também a retenção de líquidos, como: hibisco, que ajuda a desinchar; cavalinha, que é diurética; e canela, que ajuda no controle da glicose.
Apesar das inúmeras vantagens, sobretudo para quem busca o emagrecimento, a nutricionista alerta que a bebida sozinha “não faz milagre”. “Alimentação e estilo de vida fazem toda a diferença”, destaca.
Veja algumas sugestões de chás com ervas brasileiras que a nutricionista recomenda:
Chá digestivo pós-refeição
• 1 colher (chá) de hortelã
• 1 colher (chá) de erva-doce
• 1 rodela de gengibre
→ Ferva a água, coloque os ingredientes, tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.
Chá anti-inflamatório e termogênico
• 1 colher (chá) de cúrcuma em pó ou um pedacinho da raiz
• 1 pau de canela
• 1 rodela de gengibre
→ Ferva a água, coloque os ingredientes, tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.
Chá relaxante para dormir melhor
- 1 colher (chá) de camomila
- 1 colher (chá) de capim-limão
- 1 colher (chá) de melissa
→ Ferva a água, coloque os ingredientes, tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.