body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Nutrólogo indica os 3 melhores chás para reduzir picos de glicose

O consumo regular de determinadas ervas pode auxiliar com os desconfortos gerados pelos picos de glicose; saiba quais são elas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de xícara de chá de canela
1 de 1 Imagem colorida de xícara de chá de canela - Foto: Getty Images

Sofrer com picos de glicose pode trazer desconfortos para quem já enfrenta as alterações com recorrência. A longo prazo, o excesso de açúcar no sangue pode tornar o corpo suscetível ao desenvolvimento de condições que comprometem a saúde, como a diabetes. Segundo especialistas, existem chás que podem ajudar no controle do açúcar no sangue.

Os picos acontecem devido ao consumo de alimentos com alto teor de carboidratos simples, o que pode ser equilibrado com uma alimentação saudável. Alinhados à uma dieta balanceada, os chás conseguem colaborar nesse controle. De acordo com o nutrólogo Matheus Azevedo, alguns chás têm compostos bioativos que melhoram a sensibilidade à insulina.

5 imagens
Eles podem ser consumidos quentes ou frios
Beber chá pode acelerar o metabolismo
Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso
A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta
1 de 5

Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo

Getty Images
2 de 5

Eles podem ser consumidos quentes ou frios

Getty Images
3 de 5

Beber chá pode acelerar o metabolismo

Getty Images
4 de 5

Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso

Getty Images
5 de 5

A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta

Getty Images

Devido aos compostos desses chás, eles conseguem reduzir a absorção de carboidratos e atuam como antioxidantes, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

3 chás indicados para a redução de picos de glicose:

  • Chá verde: a erva verde é rica em catequinas (especialmente EGCG), que aumentam a sensibilidade à insulina, reduzem a absorção de glicose no intestino e diminuem a produção hepática de glicose.
  • Chá de canela: segundo Azevedo, o chá de canela contém cinamaldeído e polifenóis, compostos que imitam a ação da insulina em células musculares e adiposas. “Retarda o esvaziamento gástrico, evitando picos pós-refeição e auxiliando no controle do apetite”, descreve.
  • Chá de gengibre: o consumo do gengibre também coopera na redução dos picos de glicose. Azevedo explica que a raiz é rica em gingerol e shogaol, com ação antioxidante e anti-inflamatória. O que melhora a captação de glicose pelos tecidos e inibe enzimas que digerem carboidratos, como a alfa-amilase.

Modo de preparo de cada chá

  • Chá verde: aqueça 200 ml de água até 80° (não  ferver). Depois, adicione 1 colher de chá (ou 1 sachê) e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. O especialista indica não beber o chá logo após refeições ricas em ferro, pois pode atrapalhar a absorção.
  • Chá de canela: ferva 200 ml de água com 1 pau de canela por 5 a 10 minutos. A canela pode ser em pó (nesses casos, coe a mistura para o consumo). O chá de canela pode ser consumido antes das refeições para reduzir pico pós-prandial.
  • Chá de gengibre: por 5 a 10 minutos, ferva 200 ml com 1 colher de sopa de gengibre fresco picado. Coe e consuma morno. “Pode ser combinado com limão ou cúrcuma para ação antioxidante ampliada”, adiciona.

O consumo de chás pode ser um adicional para obter um estilo de vida saudável e prevenir contra o desenvolvimento de doenças como a diabetes.

O especialista explica que o uso regular dos três chás acima pode melhorar a homeostase da glicose, o que ajuda reduzir a resistência à insulina. Além de diminuir a inflamação crônica de baixo grau – que contribui para a progressão de síndromes metabólicas.

Entretanto, Azevedo faz um adendo: os chás não substituem uma dieta equilibrada, exercícios e acompanhamento médico, uma vez que são apenas coadjuvantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?