body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Nutricionista revela 3 chás que protegem o cérebro e turbinam a memória

Composto presente em três diferentes chás podem colaborar com a saúde do cérebro, protegendo as células e prevenindo doenças degenerativas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de xícara de chá e pessoa segurando sachê
1 de 1 Imagem colorida de xícara de chá e pessoa segurando sachê - Foto: Getty Images

Incluir o consumo de ervas na dieta pode auxiliar na manutenção da saúde a longo prazo. Aliados a uma boa alimentação, os chás impulsionam as funções cognitivas e reduzem os danos oxidativos e de inflamação das células.

Em forma de chá, as ervas tem a capacidade de colaborar com a saúde do cérebro, promovendo também uma boa memória. De acordo com o nutricionista Lucas Medeiros, o chá verde, o de cúrcuma e o gengibre têm compostos que contribuem para a proteção do órgão, contribuindo com as funções cognitivas.

5 imagens
Eles podem ser consumidos quentes ou frios
Beber chá pode acelerar o metabolismo
Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso
A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta
1 de 5

Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo

Getty Images
2 de 5

Eles podem ser consumidos quentes ou frios

Getty Images
3 de 5

Beber chá pode acelerar o metabolismo

Getty Images
4 de 5

Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso

Getty Images
5 de 5

A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta

Getty Images

Isso se deve à presença de um composto polifenólico: o Epigalhocatequina-3-galhate (EGCG). Medeiros explica que os compostos bioativos são substâncias de origem natural que desempenham papéis importantes para a saúde. “Como antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antibacterianas”, exemplifica.

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes desses chás ajudam a proteger as células cerebrais, amenizando o declínio cognitivo e prevenindo doenças neurodegenerativas.

Confira abaixo o modo de preparo:

  • Chá verde: primeiro, ferva um litro de água. Posteriormente, adicione duas colheres de sopa de folha verde, abafe a mistura por cinco minutos e coe. O nutricionista indica consumir no máximo até duas vezes ao dia.
  • Chá de cúrcuma: faça uma infusão da cúrcuma. Primeiro, ferva 150ml de água fervente. Coloque uma colher de café em pó de cúrcuma. Deixe a mistura repousar por cerca de 10 a 15 minutos. “Beba até três xícaras de chá ao dia”, adverte Medeiros.
  • Chá de gengibre: ferva um litro de água e adicione uma colher de sopa de gengibre ralado. Deixe a mistura de repouso por apenas 1 minuto e consuma quando estiver morno. O ideal é beber duas vezes ao dia.

Além de auxiliar na manutenção da saúde do cérebro, o chá verde ainda melhora a digestão e tem efeito antioxidante. De acordo com o nutricionista Guilherme Rodrigues, esse efeito é capaz de combater o envelhecimento celular, o que pode auxiliar a retardar o envelhecimento da pele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?