body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Multilateralismo e guerras: Lula prega “reformas profundas” no mundo

Após reunião com Xi Jinping, Lula criticou a guerra comercial, pediu o fim dos conflitos armados e falou sobre a reforma da ONU

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira (13/5), durante o segundo dia de agendas no país asiático. Após o encontro, os dois líderes fizeram discursos em que criticaram guerras comerciais e pregaram a defesa do multilateralismo.

O chefe do Planalto destacou a necessidade de “reformas profundas” no sistema mundial, em meio aos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, além da guerra tarifária que envolve políticas de taxação dos Estados Unidos.

“Nos últimos meses, o mundo se tornou mais imprevisível, mais instável e mais fragmentado. China e Brasil estão determinados a unir suas vozes contra o unilateralismo e o protecionismo. A defesa intransigente do multilateralismo é uma tarefa urgente e necessária”, ressaltou o petista.

Para Lula, as “guerras comerciais não têm vencedores”. “Elas elevam os preços, deprimem as economias e corroem a renda dos mais vulneráveis em todos os países. O presidente Xi Jinping e eu defendemos um comércio mais justo e baseado nas regras da Organização Mundial do Comércio”, reforçou.

Ao longo do discurso, Lula ainda defendeu reformas no conselho de segurança das Nações Unidas e o fim dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. “Superar a insensatez dos conflitos armados também é pré-condição para o desenvolvimento”, destacou.

O presidente Xi Jinping também fez menção à guerra tarifária, um dia após o país asiático selar um acordo com os Estados Unidos para pausar, por um prazo de 90 dias, as tarifas aplicadas.

“China e Brasil concordam que ninguém sai ganhando das guerras tarifárias e comerciais, enquanto o protecionismo jamais é uma solução correta para responder aos desafios. China e Brasil vão defender juntos o livre comércio e o sistema de multilateralismo de comércio”, destacou o presidente chinês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?